Guerino dá largada ao plano de governo focado na agricultura

O pré-candidato ao Governo do Estado ouviu as demandas de algumas das principais lideranças do agronegócio capixaba | Foto: Reprodução

O plano de governo começa pela agricultura. O pré-candidato ao governo do Espírito Santo Guerino Zanon (PSD) reuniu um time de especialistas em agronegócio com o objetivo de discutir projetos para essa importante área da economia do Estado. A ideia do ex-prefeito de Linhares é montar o Plano Agro Capixaba, que vai balizar políticas públicas para o setor, com base na demanda de quem realmente vive da terra. O chamado Plano Agro Capixaba fará parte do plano de governo do ex-prefeito que pretende disputar o Palácio Anchieta em outubro.

O agronegócio absorve 33% da população economicamente ativa no Espírito Santo e é responsável por 30% do PIB Estadual, sendo a atividade econômica mais importante em 80% dos municípios capixabas. Por isso, segundo Guerino, é fundamental trazer técnicos que realmente entendem do assunto para o debate. Na reunião, cada produtor, agrônomo, veterinário, pecuarista e especialista na área contribuiu com uma série de ideias que deu origem a um documento completo formado por cinco eixos de atuação: infraestrutura, social, recursos naturais, produção, tecnologia e empreendedorismo.

“Eu não acredito na capacidade de uma única pessoa para resolver todos os problemas. Acredito em uma boa equipe. Em gestão. O Estado precisa ser o fio condutor deste processo de desenvolvimento. O Estado não pode tratar com igualdade regiões diferentes. É preciso ter políticas públicas diferentes para cada região. Assim vamos conseguir potencializar o que cada um tem de melhor e ajudar aqueles que mais precisam de ajuda. Neste fim de semana estive em Apiacá, Mimoso do Sul, Ibitirama, São José dos Calçados e Venda Nova. E não gostei do que vi. O Estado precisa estar mais presente nessas regiões”, destacou Guerino após ouvir todas as lideranças.

Durante as falas, os especialistas destacaram a capacidade de Guerino como gestor na área da agricultura, já que Linhares se tornou um importante polo de fruticultura – especialmente com o mamão e o cacau – e de pecuária, investindo não apenas no aumento na produção, mas, principalmente na qualidade dos produtos.

Guerino também ouviu muitas reivindicações dos especialistas sobre a atual situação do agronegócio capixaba. “Falta segurança, falta lazer, falta infraestrutura, as nossas estradas não têm uma qualidade boa, a energia não é tão boa assim, a comunicação e a internet também não. A gente precisa de muitos investimentos para poder atrair essas pessoas de volta e continuar crescendo, gerando emprego e renda”, destacou a jovem produtora rural e secretária executiva da Associação Agricultura Forte, Fernanda Marin Permanhane.

“A segurança do Espírito Santo está no agronegócio”, reforçou o engenheiro agrônomo Frederico Almeida Daher.

“Nós precisamos inovar. Trazer o jovem para o agronegócio, reforçar a sucessão familiar. Temos que fazer com que os meninos mais novos valorizem mais a terra que é dos pais deles. Eu tenho certeza de que se Guerino vier para governador, com certeza ele vai trazer um fomento para o agronegócio capixaba”, finalizou o médico veterinário, professor universitário e pecuarista Diogo Vivacqua de Lima.

Por Vinícius Baptista


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *