Seminário debate gestão da água e seu uso nos diferentes setores econômicos

Findes participa nesta sexta-feira (15) do 1º Seminário Nacional “Gestão da Água: Interdisciplinar, interfederativa e os ODS”. A água é um tema de destaque nas estratégias competitivas da indústria 

O Aquapolo é o maior empreendimento para a produção de água de reúso industrial na América do Sul | Foto: Rogério Reis/Aquapollo

No Espírito Santo, a gestão sustentável dos recursos hídricos é uma agenda da indústria. O reúso e a filtragem para o reaproveitamento da água e o uso de sistemas tecnológicos que demandam menor volume do líquido são algumas ações já implementadas por indústrias capixabas em seus processos. 

O reflexo dessas estratégias resulta no consumo de água pela indústria. Dados de 2020 da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que o setor industrial representa 9,7% do consumo de água no Brasil, e no Espírito Santo, responde por apenas 2,28% de toda a água consumida. 

Para debater as iniciativas em torno da gestão da água, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio da Câmara de Mineração e do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas), participa do 1º Seminário Nacional “Gestão da Água: Interdisciplinar, interfederativa e os ODS”. O evento acontece na sexta-feira (15/7), na Assembleia Legislativa, em Vitória, a partir das 9h. 

O membro da Câmara de Mineração e do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Findes e presidente da Comissão de Direito Minerário da OAB-ES, Victor Athayde Silva, destaca que a indústria possui uma boa interlocução com os agentes regulatórios no que se refere à política de recursos hídricos.  

“O seminário vai evidenciar como a gestão da água perpassa de alguma forma todas as esferas de entes federativos. E vale destacar, inclusive, no que diz respeito ao setor de rochas ornamentais, que há um grande número de indústrias que possuem um circuito fechado (ou seja, que evita desperdícios, reaproveitando esse bem natural) no uso de água no processo produtivo, propiciado inclusive pelo reúso”.  

Silva será um dos mediadores do encontro ao lado do vice-presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) da Findes e presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-ES, Alexandre Iunes. 

Sobre o Seminário 

A programação do 1º Seminário Nacional sobre Gestão da Água vai reunir temas como: aspectos patrimoniais da água; gestão das águas que são patrimônio da União, como as minerais e termais; além dos cenários das concessões de saneamento e abastecimento de água. Os assuntos serão debatidos por especialistas das áreas.   

O evento tem realização da Comissão de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), da Escola Superior de Advocacia (ESA-ES) e da ProfÁgua. Apoio da Findes, do Sindicato das Indústrias de Bebidas em Geral (Sindibebidas) e da Assembleia Legislativa.  

Por Lorena Zanon


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *