Findes sedia encontro de negócios com o Reino Unido  

Encontro, que acontece no dia 19 de julho, traz oportunidades para o comércio bilateral entre o ES e o Reino Unido e palestra com cônsul-geral britânico 

Foto: Divulgação/Findes

O Espírito Santo é um Estado privilegiado em sua logística. Com ferrovias, rodovias, portos e aeroportos, a sua vocação natural para o comércio internacional é de extrema importância para a economia capixaba. Na próxima terça-feira (19/7), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) sedia o “Seminário de Comércio Exterior UK-BR”, evento que vai mostrar o potencial de novos negócios e fortalecer as relações do ES com o Reino Unido.

O encontro acontecerá das 9h às 11h30, no 9º andar da Sede da Findes, em Vitória, e contará com a presença do cônsul-geral do Reino Unido Anjoum Noorani. As inscrições são gratuitas e estão abertas até sexta-feira (15) pelo link https://bit.ly/seminarUKBR.  

Em 2021, o Espírito Santo exportou US$ 19,4 milhões para o Reino Unido, sendo os produtos mais comercializados: café não torrado, mamão, tubos de ferro ou aço para a oleodutos e gasodutos, granito e mármore.  

Já no escopo da importação, o Estado nacionalizou R$ 70 milhões em produtos. Entre eles se destacam tubos flexíveis de ferro ou aço; estruturas flutuantes; chapas, folhas, tiras, fitas e outras formas de plástico; sucos e extratos de lúpulo; e automóveis de passageiros. Os dados são do Funcex e do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, compilados pelo Observatório da Indústria da Findes.

De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da Findes, Gustavo Rodrigues, o objetivo do encontro é debater as oportunidades de negócios entre Brasil e Reino Unido.  

“A decisão do Reino Unido em deixar a União Europeia trouxe mais flexibilidade para o comércio bilateral, o que pode beneficiar o Brasil e também as empresas capixabas”, comenta.

O Seminário de Comércio Exterior UK-BR é promovido pela Findes, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), Consulado do Reino Unido, Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon), Conselho Federal de Economia (Confecon) e Sindicato do Comércio de Exportação e Importação no Espírito Santo (Sindiex). Também participam do evento representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (Sectides) e Secretaria de Fazenda (Sefaz).

A programação do evento ainda inclui um debate sobre agenda de reformas para aprimorar o comércio exterior no Espírito Santo.

“Há várias propostas de mudanças que vão desde melhorias na infraestrutura logística até a simplificação da legislação aduaneira, que precisam ser aprimoradas para avançarmos na geração de riquezas com exportações e importações locais”, destaca o presidente do Sindiex, Sidemar Acosta.

Por Siumara Gonçalves


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *