Mães de primeira viagem: acompanhamento médico próximo faz gestantes mais seguras

Especialista explica os passos que devem ser seguidos desde o pré-natal até o pós-parto

Mulher grávida | Foto: Freepik

Os momentos que antecedem o parto podem passar a sensação de insegurança para as mães de primeira viagem. Porém, com acompanhamento médico e informações sobre como passar por essa experiência tranquilamente, é possível encarar os desafios. A gestação é uma etapa pessoal que varia entres as mulheres, quer dizer, cada pessoa passa por esse momento de maneiras diferentes.

O ginecologista e obstetra da Maternidade Unimed Vitória Jonnymar Lima orienta as mães de primeira viagem para que preparem a mente para essa nova fase da vida. Além das questões físicas, uma dica é dialogar com o parceiro e os familiares sobre a gestação. “É importante estar atenta às emoções do corpo e aos pensamentos. Ao cuidar da mente, também cuida do bebê. Devem-se evitar comparações, porque cada mulher é única, incluindo a gestação. Entender isso será libertador”. 

Entre as dúvidas das mães que estão à espera do primeiro filho, as principais são: quais vacinas e a quantidade delas que o bebê deve tomar; questionamentos nutricionais e sobre o ganho de peso; exames e ultrassonografias a serem realizados; dúvidas sobre o parto normal e cesariana; quais atividades físicas a mãe pode praticar; se pode haver atividade sexual durante a gestação; como aliviar dores nas costas; e como saber a hora certa de ir para a maternidade.

Após descobrir a gestação, a mãe deve agendar a primeira consulta para dar início ao atendimento médico. O acompanhamento do pré-natal é individualizado. Para uma gestação habitual, as consultas acontecem mensalmente até as 34 semanas, quinzenalmente até as 38 semanas e semanalmente ao atingir 40 semanas. Em situações de gravidez de alto risco, cada acompanhamento é individualizado dependendo do grau de risco. O pré-natal só termina com o nascimento do bebê.

Sem dúvidas

Durante a gravidez, o médico obstetra deve garantir segurança por meio de um pré-natal feito de forma adequada, esclarecendo todas as dúvidas, realizando os exames físicos durante as consultas e fazendo todos os exames instruídos pelo Ministério da Saúde e das Sociedades de Obstetrícia, como os laboratoriais e de imagem, nos períodos certos. “Instruir a gestante sobre a rede de atendimento de urgência e emergência, com equipes multiprofissionais disponíveis para orientações e treinamentos dessas gestantes, também é dever do profissional”, reforça o especialista em obstetrícia.

O pós-parto, conhecido como puerpério, é uma fase que envolve o retorno do organismo materno à normalidade junto com a chegada do bebê. Logo após o nascimento, existe a preocupação com a amamentação, cuidados com o recém-nascido e a adaptação. Além disso, existe a preocupação com o pós-parto, que pode ter sido cirúrgico ou normal.

Nesse momento surgem dúvidas sobre a cicatriz cirúrgica, sangramento ginecológico, sinais de infecção, hematomas e dor pélvica. Por isso, a gestante deve realizar o resguardo de forma adequada; evitar saídas de casa desnecessárias; não realizar esforços físicos; ter uma alimentação mais saudável; observar sinais de infecção na cicatriz cirúrgica e nos pontos do parto normal, se foram realizados; além das mamas. O obstetra reforça ainda que a puérpera deve descansar e dormir a medida do possível, a fim de ter energia para amamentar e realizar os cuidados com o bebê.

Por Marcella Andrade


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *