Enel Green Power vai investir R$ 88 milhões na modernização do​parque solar em Tabocas do Brejo Velho  

José Nunes, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Enel Green Power no Brasil, Jean Philippe Salvatore | Foto: Ascom/SDE

A Enel Green Power, braço de geração renovável do Grupo Enel com ampla presença na Bahia na operação de usinas solares e eólicas, vai investir R$ 88 milhões para modernizar o parque solar Horizonte, no município de Tabocas do Brejo Velho. O anúncio foi realizado durante a assinatura de protocolo de intenções com o Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta terça-feira (02). Com as obras, a expectativa é que a usina tenha um incremento em sua capacidade de produção de energia, além de promover a geração de postos de trabalho indiretos para trabalhadores locais durante a fase de modernização.  

“A Bahia segue como líder na geração total de energia solar, correspondendo a 30,16% da geração nacional. O Estado tem um enorme potencial na geração de energia solar e eólica. As energias renováveis transformam as paisagens, a economia e geram emprego e renda para os municípios baianos. A SDE oferece apoio institucional e acompanhamento da empresa, desde a sua intenção de se implantar, até a sua instalação, ofertando todo apoio necessário em todas as etapas do processo”, destaca José Nunes, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE).  

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Enel Green Power no Brasil, Jean Philippe Salvatore, destaca que a modernização do parque contará com a substituição dos inversores originais por outros mais eficientes e modernos. “Essa troca irá ocorrer nos próximos meses, até o começo do próximo ano. Esperamos aumentar a produtividade do projeto com essa mudança. A previsão é que a modernização seja encerrada no primeiro trimestre de 2023”.  

Comercialização de Energia Solar  

Parque solar novo Horizonte | Foto: Divulgação

Atualmente na Bahia são 41 usinas solares em operação, com 1,3 GW de potência instalada. Oito municípios baianos são beneficiados com as usinas em operação:  Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Guanambi, Itaguaçu da Bahia, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos e Tabocas do Brejo Velho.  Outros 180 parques estão em construção ou com construção prestes a iniciar. Quando elas estiverem operando, a Bahia vai chegar a 8,3 GW de potência instalada. Dados constam do Informe Executivo de Energia Solar, produzido pela SDE. 

Da Redação | Com informações da Ascom/SDE


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *