O que o saneamento básico tem a ver com a agenda ESG?

Edison Carlos | Foto: Divulgação

Mais do que você imagina. Segundo Edison Carlos, presidente do Instituto Aegea e com vasta experiência no tema, o saneamento básico está intrinsecamente ligado ao ESG, sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança. Tanto assim que água potável e saneamento formam juntos o sexto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

É para falar sobre esse tema que ele estará em Vitória, capital do Espírito Santo, nesta semana, participando de uma mesa redonda que faz parte da programação da Mec Show, feira de negócios e inovação que acontece no Pavilhão de Carapina. Antes de assumir a presidência do Instituto Aegea, Edison Carlos foi presidente do Instituto Trata Brasil, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público formada por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos, onde atuou por cerca de 11 anos. A mesa redonda sobre ESG será realizada no dia 3/8, a partir das 15h.

O especialista salienta os benefícios do saneamento básico para o país, incluindo a melhoria dos indicadores de saúde e de educação – por oferecer à população melhores condições sanitária – e a geração de emprego e renda proporcionada pelos investimentos no setor. Somente a Aegea, que está presente em 13 estados e detém uma parcela de 49% do mercado privado de saneamento básico no Brasil, gera cerca de 11 mil empregos diretos.

Edison Carlos destaca o Marco Regulatório do Saneamento Básico, segundo o qual a universalização do serviço deve ser alcançada até 2033, salientando que a parceria entre o setor público e o segmento privado é fundamental para isso. A universalização equivale a um índice de 99% da população com acesso a água tratada e de 90% com acesso a serviço de coleta e tratamento de esgoto.

No Espírito Santo, o município de Serra, onde a Aegea tem Parceria Público-Privada para operar o serviço de saneamento básico, é o mais avançado nesse quesito, com redes de esgoto que já alcançam cobertura de 90% da cidade. A empresa também opera PPPs nos municípios de Vila Velha e Cariacica, que também tem avançado nessa área.

A agenda de Edison Carlos em Vitória também inclui uma palestra sobre saneamento básico para vereadores da Serra, às 10h do dia 4/8; e um encontro com Cristina Engel, diretora executiva da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, também no dia 4/8 às 15h.

Por Flávio Borgneth


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *