Dia da Informática: Especialista avalia a tecnologia da informação como a profissão de hoje, amanhã e sempre  

Felipe Vargas, professor do curso Técnico em Informática da Fundatec | Foto: Usina de Noticias

No dia 15 de agosto é comemorado o Dia da Informática. A data faz referência à criação do primeiro computador digital eletrônico, o ENIAC, em 1946 nos Estados Unidos, que pesava 30 toneladas e ocupava uma área de 180 m². De lá para cá, a informática e suas tecnologias tornaram-se parte de praticamente tudo o que fazemos, seja na vida pessoal ou profissional. Passadas sete décadas desse primeiro computador e toda a evolução tecnológica, será que a área de TI ainda é a profissão do futuro?  

Para Felipe Vargas, professor do curso Técnico em Informática da Fundatec, a cada dia vamos precisar de mais profissionais voltados ao uso da tecnologia e que possuam as chamadas soft skills, pois além de programar deve se ter a preocupação em entender os problemas e solucionar da forma mais eficiente. “Acredito que para sabermos o futuro devemos olhar para o passado e presente, traçando uma linda linha exponencial, já que estamos entrando no início do emprego de computadores quânticos. Vamos ter uma grande demanda de trabalho e necessitamos de mais profissionais qualificados no mercado”.  

A cada dia a informática traz mais facilidades e bem comum a todas as pessoas como saúde, educação, lazer, jogos, segurança, entre outros. “É difícil pensar em áreas que a informática não esteja e nas áreas que ainda não chegou com certeza deveria estar. Desde análises clínicas com algoritmos de inteligência artificial a aplicações do cotidiano como aplicativos de celulares, carros e aviões, além de cidades inteligentes”, avalia Felipe, que ainda ressalta que a redução de custos dos dispositivos conectados tem os deixado mais acessíveis. 

A TI está muito presente nas áreas da saúde, educação e segurança, pilares esses que são fundamentais para um cidadão ter uma vida digna. Com o aumento da população mundial, gerir de forma eficiente essas áreas só é possível usando informática, por isso ela é de extrema importância para as áreas. “Uma aplicação que acho muito legal é o sistema de reserva para o espaço da nova Orla do Guaíba, no qual o usuário pode reservar por exemplo em uma quadra de futebol um espaço de tempo para relaxar com os amigos e praticar esportes. Isso é saúde e bem estar social. Então para mim iniciativas assim são de extrema importância até para saúde coletiva”, analisa o professor.  

Em resumo, mais um ano que se comemora o Dia da Informática com a certeza de sua importância na vida e no desenvolvimento humano. O que o futuro nos reserva para esta área ainda é uma folha em branco, pois abre-se um leque de inúmeras possibilidades. “Acredito que seja a profissão de hoje, amanhã e sempre! É um caminho evolutivo sem volta”, finaliza Felipe. 

Por Niágara Braga | Usina de Notícias


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *