Programa De Olho no Futuro: mais de 800 óculos oferecidos gratuitamente

Atendimentos oftalmológicos foram ofertados a quase 3 mil alunos da rede pública de diversos municípios do Estado este mês

De Olho no Futuro | Foto: Divulgação/Unimed

Em comemoração aos 10 anos do Instituto Unimed Vitória (IUV), 10 escolas públicas foram contempladas com atendimentos oftalmológicos gratuitos neste mês, por meio do programa De Olho no Futuro – Dr. Ubirajara Moulin de Moraes. Ao todo foram atendidos quase 3 mil estudantes de ensino fundamental da rede pública de diversos municípios do Estado, dos quais mais de 750 receberão óculos de grau – 59 deles já receberam óculos emergenciais no dia do exame por terem apresentado graus de refração mais altos.

Desenvolvido pelo IUV, o programa tem como propósito aumentar o rendimento escolar e diminuir a evasão. Os atendimentos aconteceram de 8 a 19 deste mês, em Aracruz, Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. As consultas foram realizadas dentro de um ônibus itinerante totalmente equipado para fazer os exames. “Durante os atendimentos as crianças já tiveram a oportunidade de escolher as armações que queriam usar. O material foi enviado para o laboratório, e os óculos serão entregues em daqui a alguns dias nas escolas”, explica a coordenadora socioambiental do Instituto Unimed Vitória, Milene Mello.

Depois de entregar os óculos para os estudantes, o De Olho no Futuro continuará acompanhando o desempenho desses alunos por meio da psicopedagoga do programa. Ao todo, nove médicos estiveram envolvidos nos atendimentos.

Cerca de 18 mil alunos com dificuldades visuais já foram atendidos desde o início do programa, em 2003. O De Olho no Futuro – Dr. Ubirajara Moulin de Moraes é realizado pelo Instituto Unimed Vitória e Unimed Vitória, e, em 2022, teve o patrocínio do Sistema OCB/ES e do Sicoob; e parceria com a Renovatio e Ver Bem Óculos.

Rendimento escolar

No Brasil, os dados epidemiológicos disponíveis mostram que os problemas de visão que podem ser corrigidos são expressivos e interferem no rendimento escolar das crianças e jovens.  De acordo com estudo apresentado pela Revista da Associação Médica Brasileira, 75% dos casos mostram que crianças com baixa acuidade visual apresentam rendimento escolar e notas piores que as demais, e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de deficiência visual e, muitas vezes, esse problema passa despercebido pela família e escola, e acaba interferindo diretamente no aprendizado do aluno.

“As patologias da visão, em sua maioria, são passíveis de correção por meio do uso de óculos. As ações do programa se encaixam nesse contexto para apoiar a redução do número de crianças e adolescentes com problemas de visão e contribuir, dessa forma, para a redução das dificuldades de aprendizado geradas por essas situações”, salienta Milene.

Por Marcella Andrade


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *