Festival Chocolat Espírito Santo gera mais de 1 milhão em negócios em Linhares

A participação do público passou de 12 mil pessoas

Foto: Chocolat Festival

A primeira edição do Festival Chocolat Espírito Santo foi um sucesso de público e de negócios. Encerrado no domingo (21), o evento gerou mais de R$ 1 milhão em negócios e mais de 12 mil pessoas passaram pelo local nos quatro dias, conforme a MVU Eventos, detentora da marca para o Brasil e exterior.

Em sua estreia em Linhares, o evento contou com a presença de 68 stands e 76 marcas de chocolate e cacau. Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou que o festival é um marco na história da cidade e, sobretudo, do setor cacaueiro que recebe pela primeira vez no estado um evento deste porte, e que vem celebrar as ações desenvolvidas em Linhares via Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares.

“O programa estratégico voltado à renovação da lavoura, com a distribuição de mudas, acompanhamento técnico, treinamento e concursos realizados, por exemplo visam aumentar a produtividade e a elevação da qualidade, e o festival vem para envolver e fomentar o empreendedorismo cacaueiro, além de outros setores da economia, colocando-os no mapa mercadológico em âmbito nacional, promovendo a qualidade do cacau e dos produtos feitos à base desta matéria-prima”, disse o secretário.

Marco Lessa, idealizador do projeto e responsável pela organização do evento pontuou que o Festival põe luz na produção cacaueira que “é uma atividade econômica fundamental e muito importante para aquela região, aproximando toda a cadeia produtiva, falando sobre mercado, discutindo potencial de desenvolvimento e crescimento, a agregação de valor e verticalização e, principalmente, contribuindo com a transformação na vida de quem produz chocolate, ajudando o consumidor a compreender o valor do produto com as características locais”. 

O evento contou com a parceria do município de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, e apoio da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau), Município de Ilhéus, Sebrae, Sicoob Leste Capixaba, Supermercados Oriundi, Ceplac, Biofábrica da Bahia, entre outras instituições.

Por Valda Ravani


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