Franco Fiorot entrega a 20ª barragem do Programa de Conservação de Água e Solo de Linhares

O novo barramento do Farias tem capacidade para armazenar 20 milhões de litros de água | Foto: Kevyn Fracalossi

Diante do período de estiagem que o Espírito Santo tem enfrentado, planejar o armazenamento e o uso de água nas propriedades rurais para a reserva deste recurso deve ser uma prioridade para o produtor e poder público. Em Linhares, foi entregue nesta quarta-feira (24/8) o 20º reservatório do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, no distrito do Farias, visando a produção sustentável e a reserva de água para enfrentar crises hídricas. Os maquinários já se concentram neste momento em Desengano, onde está sendo construída a segunda das cinco unidades que serão contempladas nesta etapa do programa.

O novo barramento do Farias tem capacidade para armazenar 20 milhões de litros de água, em torno de 2,3 hectares de área alagada, e beneficiará outras cinco famílias. Está localizado em Córrego Polidório, na propriedade de Cedemir Degan.

“Estou muito feliz em ver essa barragem construída numa época de seca. Chegou na hora certa para nós. Já passei nos anos de 2016 e 2017 problemas com falta de água e hoje nosso trabalho será com tranquilidade, porque temos reserva para trabalhar. Sem água não tem progresso, não tem vida”, disse Cedemir que cultiva pimenta e café.

Dias atrás, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) do Governo do Espírito Santo, emitiu decreto chamando a atenção para a necessidade de economizar água devido à estiagem prolongada e da situação das barragens e dos rios no território capixaba.

O produtor José Domingos Soprani, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Farias (Aprucof), falou sobre a eficiência das barragens e das caixas secas construídas na região do Farias.

“A primeira barragem construída no programa foi na minha propriedade e tenho oito caixas secas também. Estamos com 90 dias de seca e graças às barragens e as caixas a água está estabilizada, o nível não baixou, senão a água já teria ido embora. Se fosse em outra ocasião estaríamos sem água para irrigar, comprometendo a produção, porque estamos na época de florada do café e o prejuízo para safra que vem seria incalculável”, relatou o produtor.

Ao todo, já foram construídos 20 reservatórios de água, sendo oito no distrito de São Rafael, quatro em Desengano, seis no Farias e outras duas em Baixo Quartel. Juntos, têm capacidade para armazenar 520 milhões de litros de água. O 21º barramento está sendo construído em Desengano, localidade onde serão construídos outros dois e mais uma unidade em São Rafael, conforme explicou o secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot.

“Essa é a sexta barragem no Farias que junto as quase mil caixas secas construídas na microbacia da região vem contribuindo para mudar a realidade hídrica dessa comunidade, dando mais segurança para enfrentar momentos de seca, como temos passado agora. Vemos que muitos municípios do estado, como já alertou a Agência Estadual de Recursos Hídricos, veem sofrendo com a escassez de água. A proposta do nosso programa é a médio e longo prazo trazer ainda mais segurança hídrica aos produtores”, ressaltou o secretário de Agricultura.

O prefeito Bruno Marianelli esteve com o secretário em visita ao local da barragem e comentou sobre a importância do setor agrícola para Linhares.

“Trazemos empresas para o Município, mas não esquecemos da agricultura que é o nosso berço, as nossas raízes, e temos que oferecer condições para o campo se desenvolver também. A questão do Farias quem acompanha sabe o que os moradores do distrito já passaram com a escassez de água. Quando tratamos de água, estamos falando de um recurso essencial para vida e indispensável para produção acontecer, gerar renda às famílias e o alimento chegar à mesa do consumidor”, frisou o prefeito.

As propriedades onde são construídos os reservatórios são selecionadas via edital de processo seletivo. Os projetos são desenvolvidos conforme processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *