AFROMIX: evento movimentou o Parque Horto de Maruípe na tarde desta quinta (25)

O Parque Municipal Horto de Maruípe, em Vitória, capital do Espírito Santo, na tarde desta quinta-feira (25), foi palco de muitas expressões artísticas e culturais. Isso porque recebeu a 5° edição do AFROMIX.

O evento, reuniu um “mix” da cultura afro-brasileira de forma lúdica e dinâmica, com apresentações culturais e artísticas. O AFROMIX mostra o trabalho realizado pela equipe do Núcleo Afro Odomodê, ligado à Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), com a juventude da capital capixaba.

“Estamos aqui apresentando tudo que o Afro Odomodê trabalha em sua política: dança, música, arte e o estatuto da juventude. Hoje, estamos recebendo aqui no parque diversos jovens, entre eles estudantes. Vitória é pioneira em políticas de juventude. Esse carinho e cuidado faz com que esses jovens alcancem objetivos tão sonhados”., disse a Coordenadora de política e direito da juventude, Ariane Miranda

Com programações feitas pela juventude para a juventude, o evento foi marcado por danças, apresentações culturais, performance Artística, Intervenção de Graffiti, exposições de fotografias, entre tantos outros. 

Crianças, estudantes, mães, professores e artistas. Todos que estavam no local usaram formas diversas para expressar a arte, sorrisos, danças, abraços e canto embalados de uma alegria contagiante. 

“Eu estou achando o evento muito legal, muitas pessoas, brincadeiras e união com outros jovens. Foi uma boa ideia fazer o evento aqui. O local também é bem seguro, com bastante policiamento. Tem muitas  coisas divertidas por aqui”, ressaltaram Maila Barbosa e Jasmini dos Santos, estudantes da escola Aflordizio Carvalho.

A Prefeitura de Vitória é quem promove o evento, que traz impactos positivos na vida de muitas pessoas, em sua grande maioria jovens e adolescentes, que cada vez mais se destacam por meio da arte.

“Foi uma honra ter recebido o convite para participar da 5° edição do Afromix. O Odomodê faz parte da minha história, pois foi um dos primeiros lugares que me acolheu quando eu comecei a pintar. Ter a oportunidade voltar a pintar em um evento do Odomodê e estar aqui com essas pessoas, para mim, esta sendo único, muito importante” pontua o grafiteiro capixaba, Handerson Chic

Protagonismo jovem

A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) possui três equipamentos voltados para jovens de 15 a 29 anos, residentes em Vitória: o Núcleo Afro Odomodê, que fica no Bairro do Quadro; a Casa da Juventude, que fica em São Pedro; e o Centro de Referência da Juventude (CRJ), que fica na Ilha de Santa Maria, e, depois de estar inoperante desde 2017, foi reaberto pela atual gestão. Esses equipamentos promovem discussão de temas relevantes para essa faixa etária, utilizando como ferramentas intervenções artísticas, rodas de conversas, grupos de estudos e projeção de filmes (Cine Juventude). Por ano, todas essas atividades alcançam cerca de 1.500 jovens em cada espaço.

Por Gislaine de Assis Santos 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *