Primeiro dia do Festival Música na Infância fez a alegria do público presente

MUSIN – Festival Música na Infância | Foto: André Sobral

Uma tarde de muitas brincadeiras e diversão em um dos espaços públicos mais belos de Vitória, capital do Espirito Santo. Assim foi o primeiro dia do “Festival Música na Infância – Musin”, que teve início nesta sexta-feira (26), no parque Pedra da Cebola, fazendo a alegria de crianças, estudantes, famílias e turistas da capital.

“Grupo estripolia”, “Ricardo Herz para crianças”, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo com o espetáculo “Trilhas Sonoras de Games” e “O Palhaço Banda” nos intervalos foram as atrações do dia que trouxeram diversão e brincadeiras e provocaram várias gargalhadas da plateia.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, fez questão de participar da abertura do evento e saudou os visitantes. “Nossas equipes do meio ambiente, da educação e da cultura se reuniram para trazer esse momento tão importante para nós. Um momento de cuidarmos melhor do mundo, do meio ambiente e trazer cultura, arte e diversão e, principalmente, brincadeira e muita coisa boa para toda a criançada. Agradeço aos pais e profissionais que trouxeram as crianças. Esse é um momento único da nossa gestão, da retomada da nossa cidade, de colocar Vitória como referência na arte e na cultura, um município que se desenvolve respeitando o meio ambiente”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, falou sobre a importância de promover eventos culturais nos parques municipais da capital. “É fundamental darmos essa oportunidade de levar a meninada para eventos culturais e artísticos como este. Hoje temos aqui várias crianças e estudantes dentro de um espaço verde de Vitória, que cuidamos muito bem. Essa combinação de meio ambiente, educação e cultura sempre rende muita coisa boa. É esse tipo de resgate, com música e cultura, que queremos trazer para dentro dos nossos parques municipais”, ressaltou.

Criançada presente

Quem ajudou a tornar esse momento ainda mais especial foram as 734 crianças e estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Vitória, que aproveitaram ao máximo o festival, se divertindo e interagindo com os artistas. A secretária de Educação, Juliana Rohsner, cumprimentou todos eles.

“O eixo da Educação Infantil é o brincar. Brincar faz parte, assim como a arte e a cultura que são extremamente necessárias para a vida das nossas crianças. Queremos que vocês aproveitem muito a oportunidade e se divirtam. Agradeço também aos professores que trouxeram todas as crianças e os estudantes, nós contamos sempre com vocês”, disse.

Para a professora Daniele Cristina, que atua na Emef Arthur da Costa e Silva, em bairro República, eventos como o Musin são fundamentais para promover socialização e contato com a cultura aos estudantes. “É importantíssimo termos oportunidades como essa. São momentos que permitem que os estudantes interajam com a arte e a cultura, saindo do ambiente escolar e trabalhando com a ludicidade. Acho fundamental que a Prefeitura de Vitória promova eventos como esse”, afirmou.

As pequenas Isabela Oliveira e Ana Clara, do grupo 6 do Cmei Terezinha Vasconcellos Salvador, que fica no bairro Romão, não perderam a oportunidade e vibravam a cada brincadeira e dinâmica feita pelos artistas no palco. “Gostamos do palhaço com a jaqueta verde e também da banda de música. Eles são muito engraçados”, disseram.

Já Beatriz Loureiro, do 1º ano da Emef Eber Louzada Zippinotti, que fica em Jardim da Penha, aproveitou a pipoca liberada. “Gostei muito da pipoca, estava gostosa e repeti várias vezes. Também gostei de todos os shows e de todas as brincadeiras, foi incrível!”, contou a estudante.

Estrutura

O “Festival Música na Infância – Musin”, realizado no Parque Pedra da Cebola, tem o apoio das secretarias municipais de Cultura (Semc), Meio Ambiente (Semmam) e Educação (Seme). Toda a programação do Musin é gratuita com limitação de público ao espaço reservado para o festival e conta com intérprete de libras nos shows. A Semmam informa que o Parque funcionará em horário especial nos dias de evento, estando aberto ao público geral somente até o meio dia.

A estrutura de palco, som e iluminação é oferecida pela Semc.

O evento conta com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura de Vitória. A direção e curadoria do Festival são de Simone Marçal e Daniel Morelo, que também realizam o Formemus, o Marien Calixte Jazz Music Festival e o Prêmio da Música Capixaba.

Por Brunella França


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *