Programação de aniversário começa no Centro de Vitória

Evento acontece amanhã (1º) a partir das 18 horas.

Heitor Villa-Lobos, maestro e compositor brasileiro, foi um dos principais nomes da Semana de Arte Moderna de 1922, que apresentou novos planos para a arte nacional. A obra do compositor das “Bachianas Brasileiras” e do “Trenzinho Caipira” é quem abre a programação de aniversário dos 471 anos de Vitória, no concerto “Presente para Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo”, nesta quinta-feira (1º), às 18 horas.

A atividade, uma parceria das secretarias de Cultura (Semc) e de Educação (Seme), é uma apresentação musical do projeto “Música e Artes na Capital”, da Associação Alef Bet, com a participação dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Ernestina Pessoa e Menino Jesus, ambos no Centro de Vitória. O evento contará ainda com apresentação da Banda Júnior da Polícia Militar e outros músicos para presentear a cidade em comemoração aos seus 471 anos.

A intervenção artística será realizada na Escadaria São Diogo, no Centro da Cidade.

A Associação Alef Bet atende prioritariamente crianças da rede pública de ensino. Por meio do “Projeto Música e Artes na Capital”, as crianças dos grupos 5 e 6 do Centro Municipal de Educação Infantil Tempo Integral (Cmei TI) Menino Jesus e do Cmei Ernestina Pessoa, participam uma vez por semana de oficinas de vivências musicais, ofertadas no espaço da associação.

“Vitória merece o melhor. E nossas crianças merecem o melhor de Vitória. Ter a música presente na Educação Infantil enriquece as vivências e experiências pedagógicas nos nossos Centros Municipais de Educação Infantil. Nós valorizamos muito a parceria com a Associação Alef Bet e é motivo de orgulho ter as nossas crianças presentes nesse momento tão especial, que abre as comemorações de aniversário da cidade”, disse a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

O evento “Presente para Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo”, é uma das mostras do resultado do trabalho que é feito junto aos pequenos. Além das crianças dos Cmei, a associação também atende outros estudantes da rede, que são levados pelas famílias no contraturno para participar das oficinas de vivências musicais e outras atividades. A partir dos 10 anos, as crianças têm contato com instrumentos musicais, aula de Inglês, reforço de Língua Portuguesa e oficinas temáticas.

Em sua sexta edição, o concerto promove apresentações culturais em espaços históricos e públicos, resgatando a memória cultural urbana na execução de um repertório musical inclusivo, que aborda o respeito às diferenças e promove a acessibilidade da pessoa com deficiência, proporcionando liberdade, igualdade e paz para o público.

“O Centro da cidade transpira Cultura! É mais do que justo que os festejos de Vitória comecem no bairro. Quando se une cultura e educação em uma atividade como essa, quem ganha é a sociedade como um todo. Obrigado aos envolvidos por dar ao município um presente desse porte. Parabéns Vitória”, exaltou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Por Pedro Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *