Programa de Fruticultura é ampliado em Linhares

Programa integra tangerina ponkan no Polo Alto São Rafael

Entrega de plantas de tangerina | Fotos: Kevyn Fracalossi

No Polo Alto São Rafael, em Linhares, região norte do Espirito Santo, que já se prepara para a terceira colheita da uva, foi introduzida uma nova cultura: o cultivo de tangerina ponkan. No primeiro lote, que começou a ser entregue nesta quarta-feira, dia 31, serão distribuídas 700 mudas. O encontro aconteceu na comunidade São Judas, no distrito de São Rafael, onde está localizado o polo.

O produtor Osvaldino Neto receberá 550 mudas e o produtor Giovani Rigoni outras 150 unidades. “Já trabalhamos com a uva, um plantio de em torno de 1,2 mil plantas, e, agora, recebemos as mudas de tangerina. A ampliação do polo vem agregar ainda mais ao nosso plano maior que é impulsionar o turismo na região. Assim como a uva, a tangerina será um sucesso também”, disse o produtor Osvaldino.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, explicou que o período para iniciar uma produção significativa da tangerina será entre dois e três anos, em uma área inicial de aproximadamente dois hectares.

“Chegamos a uma nova fase com a ampliação do programa introduzindo mais uma fruta, num polo em que a uva já é um sucesso. A tangerina ponkan vai trazer mais uma alternativa de renda aos produtores e contribuir com o fomento do turismo na região. E, nos próximos dias, iniciaremos a entrega das mudas de laranja da variedade Pêra IAC, desta vez atendendo aos produtores do Polo BR 101 Sul que já cultivam o limão”, informou o secretário de Agricultura.

O prefeito Bruno Marianelli comentou da alegria de vivenciar o sucesso do programa e pontuou que a distribuição das mudas de tangerina marca um novo momento de expansão do programa.

“Já temos a uva, o cajá, o limão e a goiaba produzindo nos polos, além do açaí previsto para iniciar a colheita em 2024. Agora, a introdução da tangerina e da laranja marcam a consolidação do programa que, graças ao esforço do produtor que abraçou a iniciativa do projeto que fomentamos com a distribuição de mudas, assistência técnica e orientações mercadológicas, veio para gerar renda em pequenas porções de terra que, muitas vezes estavam improdutivas, além de criar novas oportunidades como o agroturismo na região”, pontuou o prefeito.

Cinco polos instituídos

O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos:  o Polo Distrito Farias com o cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (região de São Judas), com a uva e agora expandindo com a cultura da tangerina; Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira) com a goiaba; o Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), com o limão; e Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro) com o açaí.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *