É hora de conhecer os desafios do Programa de Empreendedorismo Industrial 2022 

Foram lançados 19 desafios por 9 grandes empresas no 4º ciclo do Programa! Participe! 

Juliana Gavini e Naiara Galliani durante a apresentação em Pecha Kucha | Foto: Alexandre Mendonça/Divulgação Findes

É hora de conferir os novos desafios do Programa de Empreendedorismo Industrial 2022! O 4º ciclo do programa vai conectar os 19 desafios de 9 grandes empresas às soluções propostas por startups e spin-off de base tecnológica do Estado e de todo país. O lançamento foi realizado no auditório da Findes e transmitido pelo canal do YouTube do Findeslab, nesta quinta-feira (01). Na ocasião, a dupla Carol Laranja e George Amorim conduziu o evento, que contou com a participação de representantes das empresas parceiras e do ecossistema de inovação capixaba.  

As inscrições para as startups que desejam participar do programa vão até o dia 10 de outubro. Para conhecer os desafios e submeter a solução, você pode clicar aqui! É importante que conheça o edital para que a sua proposta atenda a todos os requisitos necessários e se ajuste ao desafio. 

As empresas parceiras do programa em 2022 são ArcelorMitall, Banestes, Cesan, EDP Brasil, Fortlev Solar, Samarco, Suzano, Unimed Vitória e Vale. 

O Programa de Empreendedorismo Industrial estimula a inovação aberta e facilita o acesso da indústria às soluções variadas, ao conectar o Espírito Santo a uma rede internacional de iniciativas, pessoas e entidades inovadoras.  

 A inovação é um papel fundamental para a transformação da economia no Espírito Santo, segundo a presidente da Findes, Cris Samorini. “A Findes é referência em inovação, por meio do Findeslab e do Instituto Senai de Tecnologia (IST). Melhorar processos, tornar os negócios mais inovadores são caminhos para tornar as empresas mais competitivas nesse mercado tão acirrado. A área de inovação da Findes tem mais de 50 projetos em andamento. E já atendemos mais de 500 empresas com serviços de tecnologia e inovação. E o Findeslab foi um dos precursores desse movimento no Espírito Santo. Agradeço todas as empresas que estão conosco desde o início e que acreditam no vetor da inovação”, destaca. 

Inovação transforma 

O que é o Findeslab, as iniciativas de inovação aberta, os projetos, o Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional, empresas e startups participantes, a quantidade de vidas transformadas, e muito mais foram compartilhadas no evento. Porém, em um evento de inovação e com uma galera animada para promover vários negócios, a apresentação não poderia ser outra que não por meio de um Pecha Kucha! 

De maneira dinâmica, a gerente executiva de Inovação e Tecnologia do Sesi Senai ES, Juliana Gavini, e a gerente de Inovação do Findeslab, Naiara Galliani, fizeram uso do método, que consiste no formato 20×20, ou seja, 20 slides e a apresentação de 20 segundos para cada. Os participantes conferiram seis minutos e 40 segundos de muita informação com a dupla. 

Em um dos pontos, Naiara destacou a atuação do Senai na área de tecnologia e inovação. “O Senai no Espírito Santo tem duas frentes de inovação: o Findeslab, que capta e organiza as demandas de inovação e o Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional, que conta com um time técnico e competente para realizar o desenvolvimento de tecnologias”.  

A soma de forças mostra como é possível conseguir resultados que movimentam e fortalecem o ecossistema de inovação. “Temos muito casos, como parcerias entre startups e empresas que vão além do Programa, startups que criam uma spin-off, outras que são investidas, e isso só se faz por meio de ecossistema. É muita gente envolvida e cada uma cumprindo o seu papel”. 

Recursos financeiro e infraestrutura 

 Ao todo, serão mobilizados R$ 6 milhões em recursos para financiar o desenvolvimento das soluções selecionadas. O montante é proveniente de parcerias firmadas pelo Findeslab. As empresas participantes realizaram um aporte de 50%; o Senai Nacional, por meio da Plataforma Inovação para Indústria, com aporte de 33%; e o Senai Espírito Santo com a contrapartida de 17% dos valores. 

Cada projeto selecionado receberá até R$ 200 mil em recursos financeiros, aportados por meio do edital, para serem desenvolvidos. Durante um ano, elas terão acesso à rede de mentores e especialistas para apoio no desenvolvimento do projeto, além de acesso ao coworking e apoio dos laboratórios do Findeslab. O Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional atuará em conjunto às startups para concepção e desenvolvimento de protótipos. 

Desafio da chamada de inovação aberta

ArcelorMitall  

Desafio 1: Otimizador de Carregamento na Usina 

  • Otimizador de alocação das carretas de acordo com a produção, movimentações e despachos programados, levando em consideração as vocações dos pátios e as destinações das bobinas. 
  • Adicionalmente, a solução deve ser visual e agregar a localização das carretas (dentro e fora da usina), nos permitindo tomar ações, por meio da emissão de alertas, para corrigir rotas, afim de que conseguíssemos tomar ações em tempo real. Idealmente a solução também deve emitir um relatório periódico para auxiliar no processo de medição dos contratos. 

Desafio 2: Desenvolvimento de sistema de medição instantâneo de temperatura e teor de oxigênio do metal líquido durante o processo do BOF 

  • Desenvolvimento de um sistema mais flexível com leitura instantânea, que permita estimar/medir de forma confiável a temperatura e/ou o teor de oxigênio do metal líquido com a menor interferência possível no processo de sopro de oxigênio. 

Banestes 

Desafio 1: Agência virtual 

  • Estruturar uma agência Banestes virtual, permitindo que nossos clientes (e não clientes) possam ser atendidos de forma virtual (sem a necessidade de equipamentos específicos) de forma que possam realizar a maioria de nossos atendimentos/serviços que são oferecidos hoje em uma agência física. 
  • Uma agência virtual, podendo ser em uma plataforma de metaverso, metaverso próprio ou realidade virtual/mista sem metaverso. 

Desafio 2: Blockchain privada Banestes 

  • Criação de um sistema com mecanismo blockchain privado para que seja utilizado de acordo com as necessidades do nosso core business, dentre as possibilidades de uso em: 
  • – Validação de transações; 
  • – Smart contract (contrato inteligente, em tradução livre); 
  • – Registro de documentos. 

EDP Brasil 

Desafio 1: Sistema de gestão de desvios de equipes de campo via Analytics e machine learning 

  • O desafio constitui no desenvolvimento de uma solução computacional em nuvem que utilize a técnicas de machine learning e analytics na auditoria, identificação de outliers, BI que identifique através de um algoritmo computacional desvios operacionais das equipes de campo. A solução deve ter uma interface simples, intuitiva e expositiva, deve também ter a capacidade de geração automática de relatórios gerenciais periódicos e mecanismos que contemplem todo o processo da análise dos desvios no trabalho das equipes de campo, permitindo ampla possibilidade de defesa por parte do empreiteiro, em um processo que contemple réplica e tréplica, de forma isonômica, clara e transparente. Não existindo justificativa para os desvios, o sistema deve também gerar as penalidades contratuais cabíveis. Precisamos também que o sistema auxilie na validação das horas extras cobradas pelos empreiteiros. 

Seguem abaixo os desvios mais comuns a serem identificados: 

1. Equipe atrasada; 
2. Equipe com disponibilidade inferior ao contratado; 
3. Equipe não se apresentando para jornada de trabalho; 
4. Equipe executando serviço distante do ponto de trabalho previsto; 
5. Equipe realizando rota/deslocamento para o ponto de trabalho de forma incoerente; 
6. Equipe com intervalo de refeição superior a 1 hora; 
7. Equipe iniciando a jornada fora do ponto previsto; 
8. Equipe encerrando a jornada de trabalho fora do ponto previsto; 
9. Validação das Horas Extras; 

10. Possibilidade de implementação/aprimoração do algoritmo para identificação de novos desvios; 

Desafio 2: Solução Ferramental de Baixo Custo para Auxílio na Detecção de Irregularidades em Campo 

  • Tecnologia deve possibilitar a detecção de desvios no registro do consumo causados por falhas e manipulações realizadas na medição ou no ramal de alimentação da unidade consumidora. Um diferencial seria a possibilidade de realizar tal detecção sem intervenção na alvenaria. 

Cesan 

Desafio 1: Redução do tempo de resposta à solicitação cliente 

  • Por meio de ferramentas de automação, inteligência artificial, construir métodos para recepcionar, checar documentação, analisar dados, entre outros, reduzindo o esforço de análise da equipe interna, tornando o atendimento mais ágil, aumentando a satisfação do cliente e contribuindo para manutenção da eficiência econômica e para a melhoria na jornada com o cliente. 
  • Esperamos que as startups, diante do cenário apresentado, busquem soluções com expertise técnica, não excluindo soluções existentes no mercado, porém com foco no segmento de saneamento. 

Desafio 2: Otimização do Tratamento das Ocorrências de Leitura 

  • Por meio de ferramentas de automação, inteligência artificial, construir métodos para direcionar e priorizar as tratativas pelas unidades responsáveis, reduzindo o tempo de análise da equipe interna, tornando o processo mais ágil e assertivo, priorizando os maiores faturamentos, localização geográfica e tipologia de serviços, visando aumentar a produtividade das equipes e diminuir as perdas de faturamento por atraso ou não priorização no atendimento, tendo como foco a manutenção da eficiência econômica e recuperação de volume perdido. 
  • Esperamos que as startups, diante do cenário apresentado, busquem soluções com expertise técnica, não excluindo soluções existentes no mercado, porém com foco no segmento de saneamento. 

Fortlev Solar 

Desafio 1: Mapeamento de perfil de consumo energético baseado em geolocalização. 

  • Construção de uma base de dados com as informações de geolocalização, consumo energético, perfil (residencial/comercial), gerador energético sim ou não etc. 
  • Nesta base de dados também deverá ser alimentada todas as empresas que possuem determinado CNAE que se caracterizam como empresas que podem aderir ao perfil de integrador e mapear suas informações societárias, tamanho, área de atuação, experiência de instalação etc. 

Desafio 2: Balanço energético para consumo real versus geração de energia local. 

  • Desenvolvimento de hardware/software app de baixo custo que permita comunicação das informações via rede elétrica com a principal atividade de medir o consumo em tempo real. 
  • Nesta solução podem ser utilizadas tecnologias como hardware e software dedicados, visão computacional, transmissão de dados via rede elétrica com armazenamento e transmissão de dados para um servidor em nuvem centralizando e disponibilizando os dados para o usuário. 

Samarco 

Desafio 1: Gêmeo Digital do Precipitador Eletrostático 

  • Gêmeo digital do Precipitador Eletrostático e a nota estimada da condição do ativo. (Eficiência) 
  • Melhorar a qualidade da informação. (Mapear as variáveis críticas e gerar plano para melhorar a Instrumentalização do ativo) 

Desafio 2: Desenvolver um soft sensor para medição da eficiência de mistura entre carvão, calcário, aglomerantes e pellet feed (finos de minério de ferro), de forma online 

  • Medição em tempo real da eficiência da mistura. 
  • Melhorar a qualidade da informação. (Mapear as variáveis críticas e gerar especificação de câmeras e outros instrumentos) 

Suzano 

Desafio 1: Projeto Único de Leitura da Silvicultura com Operações e Tecnologias Sensoriais (P.U.L.S.O – T:) 

  • É esperado o desenvolvimento de soluções para fenotipagem da floresta de eucalipto a partir da realização de “POC” (provas de conceito) em florestas da Suzano. 
  • O escopo da proposta contempla tecnologias de medições diretas (desenvolvimento de hardware) e/ou remotas (plataforma Vant) 
  • As soluções devem abranger metodologias para coleta e processamento de dados 

Desafio 2: Lignina em Pellets 

  • – Alta concentração de lignina no pellet/aglomerado final > 90% 
  • – Umidade final menor que 5% (umidade elevada pode afetar a aplicação) 
  • – Uniformidade de distribuição de tamanho de partícula e na densidade do material, muitos dosadores são volumétricos e as dosagens precisam ter baixa variação (dimensão ideal de 3 a 4 mm) 
  • – Processo de obtenção deve ser mais simples e com menor custo possível para garantir a competitividade do novo material 

Unimed Vitória 

Desafio 1: Relacionamento e agendamento automatizado de exames 

  • Melhoria da experiência e satisfação dos nossos clientes, por meio de uma solução que permita o relacionamento proativo e o agendamento automático de exames na Unimed Diagnóstico, por meio do Whatsapp e do aplicativo do cliente. 
  • Espera-se que a solução garanta o acompanhamento pelo cliente desde a solicitação até a confirmação do exame. A gestão do “estoque de agenda” também é um ponto importante, permitindo o acompanhamento dos horários disponíveis, o cancelamento de agendas com a devida baixa no sistema, aviso de disponibilidade e confirmações automatizadas. 
  • Além disso, promover o relacionamento com os clientes de maneira proativa, com a comunicação diante da utilização do serviço, informando por exemplo, laudos liberados antes do prazo padrão, solicitação para o cliente retornar ou buscar exame já realizado, entre outro. 

Desafio 2: Gestão do Custo e Saúde da Carteira – Bases e painéis para melhores e mais rápidas tomadas de decisão

  • Desenvolvimento de bases e painéis com análises para mitigação ou previsão de custos, com georreferenciamento para visualização de perfil e jornada dos pacientes. Implementação de um catálogo de dados para melhor organização, controle e democratização do acesso aos dados, contribuindo para o acesso ágil aos dados disponíveis para análises. 
  • Exemplos de painéis: Painéis gerenciais automatizados com previsão do custo através do histórico de utilização e autorizações e Painel Perfil Epidemiológico e demográfico da carteira para acompanhamento e identificação de potenciais utilizadores, pacientes crônicos, monitoramento de high users. 

Vale 

Desafio 1: Redução da camada de forramento dos fornos das usinas de pelotização 

  • Um sistema de abastecimento de pelotas de camada de forramento novo ou modificação no sistema atual, que opere em alturas entre 1,5 e 3,0cm, de forma segura, sem falhas de abastecimento e com riscos mínimos de colisão com barras e carro de grelha. 

Desafio 2: Saneamento Vegetal Inteligente 

  • Solução inovadora que permita o saneamento vegetal, sustentável, não poluente, eficiente, de baixo custo, não invasiva para operação/meio ambiente e que elimine dos riscos associados aos colaboradores e operação, além de reduzir os níveis de reprocessamentos e movimentações desnecessários na ferrovia, garantindo a capacidade operacional. 
  • Resultado durador 
  • Não agressivo ao meio ambiente, pessoas e ativos 
  • Sustentável (baixo custo) 
  • Incondicional ao clima/tempo (chuva, sol, verão, inverno etc.) 
  • Não necessite retirar os ativos da via para realizar o saneamento 
  • Continuidade do transporte (não gere interrupções) 
  • Processo otimizado (se possível autônomo) 
  • Flexibilidade aos diversos perfis altimétricos e de terrenos 
  • Faça o controle e mapeamento da necessidade de saneamento 

Desafio 3: Produtividade de pátios e terminais ferroviários 

  • Sistema inteligente de medição de atividades 

Por Fernanda Gomes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *