Findes estimula conexão entre a Indústria e a Academia  

Estudantes do ES conhecem cada vez mais a cadeia de abastecimento das grandes empresas por meio dos Encontros Tecnológicos promovidos pela Câmara Setorial de Base e Construção  

O mais recente evento ocorreu na Faesa, em Vitória | Fotos: Suellen Zaniboni/Findes

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) estimula a aproximação da Indústria com a Academia. Um dos caminhos para atingir esse objetivo é incentivar que estudantes conheçam o potencial das empresas locais, seus processos e tecnologias.  

E esse engajamento vem sendo fortalecido via os Circuitos de Encontros Tecnológicos realizados pela Câmara Setorial de Base e Construção da Findes.  

O mais recente evento ocorreu na Faesa, em Vitória, dia 23 de agosto, com o tema “Gerenciamento de Projetos e Meio Ambiente”. Participaram cerca de 100 pessoas, entre alunos dos cursos de engenharia e respectivos professores.   

O coordenador da Câmara, Ewandro Petrocchi, esclareceu como os Encontros Tecnológicos têm mudado a realidade dos alunos. “É importante fazer com que os estudantes tenham acesso ao que acontece na indústria com os profissionais do meio, assim eles podem expandir o aprendizado da sala de aula. E também é uma forma de propiciar oportunidade de aproximação com futuros empregadores”, disse.  

A abertura do encontro foi realizada pelo coordenador da Faesa, Felipe Machado, que destacou o bom relacionamento que a instituição tem com a Findes, favorecendo o desenvolvimento dos estudantes.  

Alunos e professores do centro universitário tiveram acesso ao que as empresas Timenow e Ecoservation desenvolvem de projetos voltados para as indústrias.  

O analista de mercado da Timenow Áleyson Silva apresentou estatísticas que traduzem a importância da gestão de projetos dentro das organizações, além de destacar como a empresa em que atua opera utilizando soluções inovadoras, desde a implantação de grandes plantas industriais até a gestão de paradas de manutenção.  

Na sequência, a gestão ambiental na indústria foi abordada pelo gerente de projetos da Econservation, Luiz Cláudio Caiado. Segundo o especialista, esse tema está presente em todas as fases dos projetos industriais, desde o planejamento de instalação até a parte de encerramento das operações.  

Caiado ainda destacou que a gestão ambiental vai nortear o cumprimento de requisitos legais e normativos de um projeto, abordando riscos e oportunidades que envolvem tanto organizações públicas quanto privadas, bem como as comunidades no entorno do empreendimento. 

Ele apresentou também um caso da implantação de um empreendimento portuário, em que foi necessário realizar uma compensação ambiental pela perda de vegetação. 

Após as duas apresentações aconteceu um debate entre os participantes do evento com os expositores, sob a mediação do coordenador de processos da Samarco, Felipe Morato.  

Visita Técnica  

Para complementar os encontros, as empresas que participam do bate-papo recebem os alunos para uma visita técnica em suas instalações. No fim de setembro, as duas empresas, Timenow e Ecoservation, receberão os participantes da terceira edição do evento.  

Sobre o Circuito de Encontros Tecnológicos   

O Circuito de Encontros Tecnológicos objetiva aproximar as academias das indústrias, buscando conciliar as teorias aprendidas em sala de aula com as práticas industriais vivenciadas nos canteiros de obras.   

Em março, ocorreu o primeiro encontro do Circuito, na Universidade Vila Velha (UVV), em Vila Velha, e reuniu 240 jovens alunos dos cursos de engenharia da instituição. O encontro tratou sobre o tema “Engenharia avançada: BIM e modelagem em 3D/maquete”. 

O segundo foi em junho, na Faculdade UCL (Campus Manguinhos), na Serra, abordando o assunto “Montagem Industrial”. Participaram 140 estudantes e professores de forma presencial e outros 90 virtualmente, pelo YouTube. 

A parte prática do encontro ocorrido na UCL aconteceu na empresa Fortanks, no dia 18 de agosto. Alunos das turmas de engenharia civil conheceram as novas tecnologias que a empresa aplica na construção de tanques de concreto, bem como todo o processo construtivo, incluindo técnicas de proteção e tratamento contra corrosão. 

Mais um encontro está previsto para acontecer em outubro, abordando o assunto “Investimentos e Oportunidades”.  

Por Lorena Zanon 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *