Eleições 2022: FGV Direito SP e Folha monitoram desinformação e fake news 

O objetivo da iniciativa é produzir conteúdo explicativo para a sociedade sobre quais são os conflitos discutidos pela Justiça Eleitoral e quais as consequências trazidas por essas decisões. 

A Folha de S. Paulo e o Observatório da Desinformação Online nas Eleições de 2022 da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) estabeleceram parceria para acompanhar todas as decisões ingressantes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e nos TRE (Tribunais Regionais Eleitorais) que tratem de desinformação, informação falsa, fake news e temas correlatos.

O objetivo da iniciativa é produzir conteúdo explicativo para a sociedade sobre quais são os conflitos discutidos pela Justiça Eleitoral e quais as consequências trazidas por essas decisões.

As decisões serão rastreadas por um sistema de buscas e passarão por uma triagem feita por 16 estudantes de Direito, como atividade de uma disciplina da Graduação. As mais relevantes serão selecionadas e analisadas por uma equipe de 10 professores e pesquisadores de Direito Constitucional, Liberdade de Expressão, Direito Penal, Direito e Tecnologia e Direito e Instituições, servindo de base para análises e comentários publicados nas mídias da Folha.

O Observatório da Desinformação Online é coordenado pelo CEPI – FGV Direito SP (Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação) e o Compitt – FGV Direito SP (Núcleo de Pesquisa em Concorrência, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologia).

Os avanços da tecnologia e o uso de Bancos de Dados mais abrangentes conferem uma maior rapidez e eficácia na seleção das decisões, afirma Alexandre Pacheco da Silva, coordenador do CEPI, da FGV Direito SP.

Já Caio Mario da Silva Pereira Neto, coordenador do Compitt, avalia que devem aumentar o número de decisões perante o TSE, principalmente questionando o discurso que ataque o processo eleitoral e a utilização das urnas eletrônicas.

Da Redação | Fonte: FGV


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *