Campanha de imunização contra poliomielite e de multivacinação é prorrogada até dia 30 deste mês

A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o Brasil | Foto: Divulgação

A campanha de vacinação de crianças entre um ano e cinco anos de idade contra poliomielite (pólio) está prorrogada até 30 de setembro. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o Brasil, em decorrência da baixa adesão da população. A prorrogação também é válida para a multivacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos que necessitam atualizar a caderneta de imunização. 

Em Linhares, região norte do Espírito Santo, desde o início da campanha, foram administradas 3.766 mil doses da vacina contra a pólio em forma injetável ou de gotinha, de acordo com a faixa etária e o esquema vacinal da criança. O quantitativo corresponde a 33% do percentual de crianças estimado para a campanha, que é de 10.693 .

Para afastar o risco de reintrodução do vírus da pólio no país e proteger as crianças contra as sequelas da doença, são necessários 95% de imunizados.  Os dados parciais da campanha contra pólio foram extraídos do Vacina e Confia, ferramenta do Ministério da Saúde, nesta terça-feira, 13.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode atingir adultos. 

A diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos, enfatizou a importância da campanha nacional de imunização contra a pólio. Ela lembrou que, durante muitos anos, a cobertura vacinal foi alta. Isso significa que o vírus da doença não tinha risco de ser transmitido. Com o passar dos anos, as pessoas foram diminuindo esse cuidado, e deixando de levar as crianças a uma unidade de saúde para serem vacinadas. 

“Muita gente não sabe, mas a pólio é uma doença muito grave. Ela pode deixar sequelas pra vida toda de uma pessoa. Se a criança não estiver vacinada e for infectada pelo vírus, ela não vai correr o risco de morte. Mas o vírus vai afetar o sistema nervoso da criança, provocando lesões que levam à paralisia irreversível, principalmente nas pernas”, frisa Jackelene.

Não há tratamento específico para a doença. A forma de prevenção é a vacinação. A vacina está disponível em todas as 31 salas de vacinação das unidades de saúde dos bairros e do interior, mantidas pela Secretaria de Saúde de Linhares. O horário de atendimento varia de acordo com o local.

Multivacinação

A prorrogação também é válida para a campanha de multivacinação de todas as crianças e os adolescentes menores de 15 anos. O objetivo da campanha é atualizar a carteira de vacinação, garantindo a crianças e adolescentes que ainda não completaram 15 anos todas as vacinas do calendário, de acordo com a faixa etária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *