Conexão 4.0

Programa de estágio do IEL prepara estudantes para solucionar desafios reais das empresas 

Proposta é permitir o melhor desenvolvimento profissional do estudante, a partir da conexão entre teoria e prática, e inserção no mercado de trabalho | Foto: Divulgação/Findes

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) está com uma grande novidade: o Programa Estágio Conexão 4.0, que estimula a implementação de projetos, de intervenção de melhoria no processo ou no produto da empresa, por meio do estágio.  

A partir deste ano, o Programa será contínuo. Dessa forma, todas as empresas que contratarem os serviços de estágio do IEL, automaticamente, participarão do programa. E as empresas que já são clientes passarão por essa atualização. 

A ideia do programa é fortalecer a conexão teoria x prática. Para isso, adota a metodologia de ensino alemã TheoPrax, que incrementa a motivação na aprendizagem, por meio do desenvolvimento de projetos reais voltados para empresas. 

Essa metodologia envolve a identificação de uma situação-problema ou de uma melhoria no processo – ou no produto – da empresa. Seu estudo é a definição de uma proposta de intervenção técnica-financeira para implementação da solução, utilizando como instrumento a intermediação de um estudante por meio do estágio, devidamente supervisionado. 

“O Estágio Conexão 4.0 é uma novidade do IEL para aquelas empresas que fazem uso do estágio como uma excelente oportunidade de agregar valor nas entregas reais que os estagiários podem realizar, por meio da atuação em projetos de melhorias no produto ou no processo de trabalho da empresa”, explica a líder do programa, Lorena Sathler. 

Como funciona 

No programa, o estagiário precisará identificar um desafio – a dor da empresa – e trabalhar para propor uma solução. O estagiário será supervisionado por um colaborador da empresa e receberá o apoio de um professor orientador da sua instituição de ensino. Os dois receberão uma trilha de formação pelo IEL durante a participação no Programa.  

Prêmio IEL de Estágio     

O Estágio Conexão 4.0 também prepara os estagiários para o Prêmio IEL de Estágio, premiação nacional realizado pelo Instituto desde 2007, que tem como objetivo reconhecer os melhores estagiários do Brasil. 

“Podem participar empresas de qualquer natureza ou porte, sendo ou não clientes do Programa de Estágio do IEL, e que possuam estagiários ativos de nível técnico ou superior”, frisa Lorena. 

Por Fernanda Gomes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *