Empresários capixabas já podem ser atendidos pelo FGI-PEAC no Bandes

O Fundo Garantidor para Investimentos é uma oportunidade de garantia para empresas capixabas.

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) voltou a atender operações de crédito vinculadas ao Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC). O Programa faz parte do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e possibilita compor a garantia de 80% nas operações de crédito contratadas no Bandes nas linhas com risco do banco.

O Fundo Garantidor para Investimentos reduz o risco de inadimplência para as instituições financeiras concedentes do crédito, o que permite mais segurança nas operações de financiamento e aumenta as possibilidades de acesso, melhorando as condições do crédito para as empresas.

O fundo garantidor também atua com vantagens que atendem às necessidades das empresas por capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, projetos de expansão de unidades produtivas, aquisição de softwares nacionais, produção voltada à exportação, entre outros.

O diretor Operacional do Bandes, Cláudio Roberto Saade, ressaltou que a atuação do banco com o FGI-PEAC reitera o protagonismo da instituição de desenvolvimento em relação às demandas do setor produtivo capixaba, possibilitando e fortalecendo o acesso a recursos destinados aos empresários em momentos de recuperação econômica e de incertezas.

“O FGI-PEAC facilita a vida das empresas, já que amplia as chances do interessado de conseguir novos financiamentos, por meio do compartilhamento do risco com a instituição financeira que faz a operação de crédito. O fundo não é uma linha de crédito, mas um programa de garantia que reduz o risco de inadimplência para as instituições financeiras. Novos tomadores vão ter acesso às linhas de crédito e, muitas vezes, em melhores condições, o que permite gerar emprego e renda”, frisou Saade.

Atualmente, o Programa Emergencial de Acesso a Crédito pode atender a uma gama de empresários capixabas, como Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), associações, fundações de direito privado e cooperativas. A contratação de novas operações de crédito do fundo poderá ser atendida até o fim de dezembro de 2023, com o valor máximo de R$ 10 milhões em operações que são objeto de garantia do FGI-PEAC, contratadas a partir de 2022 para cada tomador de crédito.

Por Bárbara Deps Bonato e Wilson Igreja Campos


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *