De segurança a práticas sustentáveis: congresso da Abraman reúne mais de 1.300 participantes em Vitória

Grandes empresas nacionais e internacionais terão representantes no maior evento de manutenção e gestão de ativos da América Latina

Novas tecnologias e estratégias adotadas nas empresas para reduzir custos, otimizando a segurança e a produtividade, com a preservação do meio ambiente, norteiam as abordagens da 37ª edição do Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos (CBMGA), em Vitória, capital do Espírito Santo. O maior evento da manutenção e gestão de ativos na América Latina acontece de terça a quinta (20, 21 e 22) e reúne profissionais de empresas brasileiras e estrangeiras. A organização é da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman).

Um dos destaques do evento é o painel sobre Indústria 4.0, com estudo de caso no setor elétrico, ministrado por Claudio Spanó, CEO da Compass. O gerente de Planejamento da Suzano, Sandro Diniz do Carmo, participa da mesa-redonda sobre os desafios da última Parada Geral da empresa. A transformação digital na usina de Itaipu, do chão de fábrica à gestão, será abordada pela engenheira Elisiane Schossler de Brites, da Itaipu Binacional.

Outros nomes de empresas como Vale, Samarco, Transpetro, Petrobras e ArcelorMittal integram o time de palestras no Centro de Convenções de Vitória.

Na sexta-feira haverá uma programação extra: a capacitação preparatória para o exame CAMA (sigla em inglês para Avaliador de Gestão de Ativos Certificado), que revê os principais conceitos e o sistema de aplicação da prova para preparar aqueles que desejarem se certificar no ramo.

O Brasil é o terceiro país no ranking mundial com maior número de profissionais certificados. “A certificação CAMA representa um diferencial para o indivíduo que busca obter um perfil profissional global”, afirma João Ricardo Lafraia, Presidente do Conselho Deliberativo da Abraman.

Por Rogéria Gomes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *