Escola do Farias implanta horta, galinheiro e viveiro cuidado por alunos e servidores

Foco na sustentabilidade

Foto: Kevyn Fracalossi

A Emef Professora Efigênia Sizenando, no Córrego Farias, Distrito de Linhares, região norte do Espírito Santo, já deu mais um passo importante no “Projeto Semear”: a fase de instalação do sistema de irrigação para dar início ao plantio de hortaliças e plantas frutíferas. Realizado em parceria com a Grancafé Comércio Importação e Exportação de Café, além da horta, o projeto abrange a criação de galinhas poedeiras e o plantio de mudas para abastecer a horta. O projeto tem como foco trabalhar a educação ambiental, a alimentação saudável e a manutenção das culturas produzidas na região.

O estudante Antônio Carlos Conceição Santos, de 13 anos, está no projeto desde 2020, quando precisou ser paralisado devido aos protocolos de segurança da Covid-19. “Esse projeto vem me ensinando coisas que não sabia como medir para colocar os micros para instalar a irrigação para molhar as plantas, por exemplo. Estou feliz que ele voltou agora e está sendo muito legal participar”, disse o aluno do 7º ano.

Na horta já é cultivado alguns alimentos, mas em pleno desenvolvimento produzirá em maior escala: taioba, alface, pimentão, mandioca, abacaxi, cebola, tomate, abóbora, coentro, salsa, rúcula, couve, cenoura, beterraba, dentre outros, alimentos que já são cultivados na região do Farias.

A diretora da escola, Patrícia da Silva Pereira, informou que o projeto também contempla a criação de galinhas poedeiras e que, inclusive, o galinheiro já está pronto. Os ovos, assim como os produtos cultivados na horta, serão introduzidos à merenda escolar, e distribuídos às famílias, caso a escola não consiga consumir toda produção. O espaço também conta com um viveiro, onde serão produzidas as mudas para plantio na horta.

“A proposta do projeto não é só trabalhar a alimentação saudável, mas que os alunos aprendam na prática, de maneira lúdica, as disciplinas curriculares. Ao fazerem as medições para instalação da irrigação e o distanciamento das mudas, os alunos estão estudando Matemática, na parte relacionada à semeadura o professor trabalha a disciplina de Ciências, e o manejo da terra envolve Geografia, por exemplo”, enfatizou a diretora.

Os professores, como Jânia Vieira da Silva Soprani, são os monitores do projeto. Eles vêm recebendo orientação da Grancafé para tocar o manejo junto aos estudantes. “Os Alunos estão entusiasmados. Esse é um projeto que trabalha a sustentabilidade, porque o material que sai da horta sustentará as galinhas, e o esterco das galinhas, por sua vez, sustentará a horta. Outro ponto importante é que parte da água que usaremos no cultivo está sendo captada da chuva”, completou a professora.

Luana dos Santos Sagrillo, tem 12 anos e cursa o 7º ano na escola. A estudante está toda empolgada com o projeto. “Com a horta estou aprendendo sobre o cultivo de plantas e vegetais e sobre a alimentação saudável que é necessária. A escola está com uma iniciativa muito legal. Alimentar os animais é algo que estou muito empolgada, e esperando para que comece logo. Espero que com esse projeto a gente consiga produzir muitos alimentos saudáveis”, comentou Luana. Todos os professores e alunos receberam da Grancafé, que investe na iniciativa da escola, equipamentos de proteção individual.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *