Gravidez após os 50: ginecologista tira dúvidas sobre o assunto

De acordo com a ginecologista da Unimed Vitória, Anna Carolina Bimbato, existe a possibilidade de as mulheres engravidarem mesmo já na maturidade. No entanto, é improvável que isso aconteça de forma espontânea

Foto: Reprodução

Aos 55 anos, a atriz Claudia Raia anunciou que está grávida do terceiro filho. Apesar de a atriz não ter esclarecido, até o momento, se a gestação ocorreu de forma natural ou não, a ginecologista da Unimed Vitória, Anna Carolina Bimbato, afirma que existe a possibilidade de as mulheres engravidarem mesmo já na maturidade. No entanto, é improvável que isso aconteça de forma espontânea.

De acordo com a ginecologista, mesmo após os 50 anos, mulheres em boas condições de saúde podem ter uma gravidez normal. “Os riscos para o bebê e a mulher não dependem da idade, mas sim da saúde da mãe”, pontua Anna Carolina.

O acompanhamento da gestação também é feito do mesmo modo. “É um acompanhamento igual ao de todas as mulheres. Caso haja alguma doença prévia, ela necessitará de acompanhamento adicional”.

A ginecologista indica que todas as mulheres que menstruam e não desejam engravidar, independentemente da idade, utilizem algum método contraceptivo.

“Apenas após a menopausa, isto é, após um ano inteiro sem menstruação, e com aconselhamento médico, a mulher poderá deixar de usar esses métodos”, reforça Anna Carolina.

Por Maíra Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *