VIII Simpósio do Papaya Brasileiro segue até sexta-feira (23) em Linhares

Linhares está no terceiro lugar no ranking dos municípios capixabas que mais produziram o fruto | Foto: Kevyn Fracalossi

Quando se fala em exportação, o mamão é uma das principais frutas em pauta no Brasil. E é em Linhares, região norte do Espírito Santo, cidade considerada a maior exportadora do país na variedade papaya, que está sendo realizado o VIII Simpósio do Papaya Brasileiro, que segue até a próxima sexta-feira (23). Na abertura do evento, ocorrida nesta terça-feira (20), reuniram-se no auditório da Findes agentes da cadeia produtiva como instituições de ensino, pesquisa, extensão e segmentos da comercialização e da exportação.

Linhares está no terceiro lugar no ranking dos municípios capixabas que mais produziram o fruto, cerca de 60,0 mil toneladas em 2021, e está entre os maiores produtores entre os municípios brasileiros, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Mamão Papaya (Brapex), Bruno Roza Pessotti, destacou a importância de reunir, pela primeira vez pós pandemia, toda a cadeia produtiva do mamão.

“É com muita alegria que nós linharenses recebemos esse simpósio em casa. O mamão tem um papel importante para a economia e geração de emprego e, esse momento que estamos passando com altos custos e os desafios de logística internacional para atender o cliente, nada mais justo ter esse networking para discutirmos e sairmos daqui com estratégias consolidadas para atender toda essa demanda que já existe do nosso produto mamão. Linhares hoje representa grande parte das exportações do papaya tanto para a Europa, quanto para os Estados Unidos, este último, praticamente só o município de Linhares atua com a variedade papaya”, pontuou o presidente da Brapex.

Dentre os assuntos que serão abordados durante os quatro dias de evento estão: produção de mercado do mamão no Brasil e no mundo; limitações tecnológicas e demandas da produção e exportação do mamão no Brasil; normativas do Ministério da Agricultura: rastreabilidade, resíduos e higienização das instalações e frutos de mamão; e inovações tecnológicas para o aumento da produtividade e qualidade do mamão.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, destacou que, apesar do Município atrair a instalação de indústrias para geração de emprego, fomentar o agronegócio da cidade sempre será uma prioridade.

“Hoje temos o Plano Agro que atende a agricultura e a pecuária que é exemplar, cuidando desde os recursos naturais, até a implantação de novas técnicas e criação de oportunidades, pelos quatro cantos do Município. Temos o Programa Municipal de Fruticultura, já colhendo os frutos em quatro dos cinco polos, o que vem possibilitando novos horizontes e proporcionando melhorias na qualidade de vida nas propriedades rurais.  A fruticultura é um setor muito importante e Linhares abriu portas no Espírito Santo com a força e união dos seus produtores exportadores de mamão que criam novos caminhos e novas práticas no pós-colheita e na logística, por exemplo, para chegar ao título de cidade que mais exporta papaya no país”, frisou o prefeito de Linhares.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, comentou sobre essa representatividade e que a exportação do fruto cultivado em terras linharenses, em sua maioria da variedade papaya, ganhou mercados como os Estados Unidos e países da Europa.

“A produção de mamão é uma atividade econômica importante para nossa cidade, que há anos conquistou o Brasil e mercados como os Estados Unidos e a Europa. Reunir nestes dias de simpósio toda a cadeia produtiva do fruto, possibilitará a discussão de alternativas para que o setor se desenvolva ainda mais, além de ser uma oportunidade para discussão dos avanços tecnológicos, perspectivas de mercado e de negócios no mercado de fruticultura”, relatou o secretário.

O VIII Simpósio do Papaya Brasileiro é uma parceria entre o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), Associação Brasileira de Exportadores de Mamão Papaya (Brapex) e Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e outros parceiros institucionais.


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *