Dia da Árvore: estudantes de Pontal do Ipiranga iniciam plantio de ipês e aroeiras

Os alunos junto aos servidores da escola ficarão responsáveis em cuidar das árvores | Foto: PML/ES

Para celebrar o Dia da Árvore teve início a arborização do entorno da Emef Manoel Martins, no balneário de Pontal do Ipiranga, em Linhares, região norte do Espírito Santo, que recentemente foi reformada. Os estudantes fizeram o plantio simbólico de uma muda de ipê rosa na manhã desta quarta-feira (21), na área externa da escola. A ação aconteceu em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município.

Ao todo, o projeto de arborização contempla o plantio de 18 árvores de aroeiras e ipês nas cores rosa e amarelo, espécies nativas da região, que serão cultivadas ao entorno da escola. Ao redor das árvores serão instaladas placas de identificação das plantas que serão cercadas com madeira para preservá-las. Os alunos junto aos servidores da escola ficarão responsáveis em cuidar das árvores.

A diretora Sandra Maria Bortoloti Martinez explicou que as árvores vão trazer mais harmonia à escola e considera que inibirá o descarte irregular de lixo no entorno da escola.

“Além de melhorar a estética, porque as árvores vão deixar a escola mais alegre, cada turma ficará responsável em cuidar de uma árvore, o que despertará no aluno o sentimento de pertencimento e de cuidado. Esperamos, também, que o plantio das árvores inibirá o acúmulo de lixo no entorno da escola”, disse a diretora.

O plantio foi realizado com a supervisão da diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semam, Aline Fernandes, que ministrou sobre a importância da preservação e cuidados com a natureza, junto à secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, Flávia Barbosa Rodrigues e o engenheiro Florestal Enoque Nunes.

“Pesquisas comprovam que a mudança de clima está relacionada ao desmatamento, por isso alertamos sobre a necessidade do plantio de árvores que são muito importantes para o ecossistema. A árvore, além de trazer frutos e sombra, equilibra o ambiente, auxilia na filtração do ar, deixando as áreas urbanas arborizadas mais frescas, diminuindo de 3 a 5 graus de temperatura”, informou a diretora de Educação Ambiental.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *