Rede Cuidar Norte realiza palestra sobre Ataxia

A professora e escritora Irene Neta abordou o tema “Dando Voz a Ataxia”

Irene Neta Fala sobre Ataxia e Suicídio para usuários do Cim Norte | Fotos: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (21), a Rede Cuidar Norte, localizada em Nova Venécia, região norte do Espírito Santo, realizou palestra com o tema “Dando Voz a Ataxia”, apresentada pela professora e escritora Irene Neta de Oliveira Pianissola, em referência ao dia nacional do deficiente, que contou com a presença do presidente do Consórcio Cim Norte e prefeito do município de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro.

A professora Irene, tratou de levar informações sobre a ataxia, doença desconhecida da população, que causa a falta de coordenação motora. Aproveitando o evento, Irene Neta, falou também sobre o suicídio, que é algo crescente em nosso pais.

O presidente Arnóbio Pinheiro, disse que ficou feliz com a realização da palestra e parabenizou a Irene Neta pela iniciativa e disponibilidade em transmitir informações aos usuários do consórcio.

“É assim, falando diretamente com as pessoas, que conseguimos apresentar esta doença que muitas vezes é desconhecida, e quando surge os sintomas as pessoas não conseguem diagnosticar,” pontuou Arnóbio.

Irene Neta é autora de seis livros e possui um canal de comunicação no YouTube “Muito além da Ataxia”.

Ataxia

A ataxia é um termo que se refere a um conjunto de sintomas que são caracterizados, principalmente, pela falta de coordenação dos movimentos de diferentes partes do corpo. Esta situação pode ter várias causas, como problemas neurodegenerativos, paralisia cerebral, infecções, fatores hereditários, hemorragias cerebrais, malformações e pode surgir pelo uso excessivo de drogas ou álcool, por exemplo.

Geralmente, a pessoa com ataxia apresenta dificuldades na realização das atividades do dia-a-dia, como pegar objetos e abotoar roupas, podendo ter dificuldades para engolir, escrever e ficar com a fala arrastada, no entanto, a gravidade dos sintomas depende do tipo de ataxia e das causas associadas.

A ataxia crônica não tem cura, mas pode ser controlada para aumentar a qualidade de vida da pessoa. Por isso, ao apresentar os sintomas é necessário consultar um médico neurologista para iniciar o tratamento adequado, que consiste no uso de medicamentos, fisioterapia e terapia ocupacional.

Tipos de ataxia

A ataxia está associada ao surgimento de vários sintomas que podem ser diferentes dependendo do tipo. Os tipos de ataxia são:

  • Ataxia cerebelar: ocorre por causa de lesão no cerebelo, que pode ser provocada por hemorragia cerebral, tumor, infecção ou acidentes;
  • Ataxia de FriedReich: é tipo mais comum, sendo hereditário, surgindo principalmente na adolescência e que provoca deformações nos pés e curvaturas na espinha vertebral;
  • Ataxia espinocerebelar: na maioria das vezes, este tipo aparece na idade adulta e provoca rigidez muscular, perda de memória, incontinência urinária e perda progressiva de visão;
  • Ataxia telangiectasia: também é um tipo hereditário, porém é raro, podendo iniciar na infância e se desenvolver ao longo do tempo. Normalmente, a pessoa com este tipo de ataxia apresenta sistema imune enfraquecido;
  • Ataxia sensitiva ou sensorial: provocada por lesões nos nervos sensoriais que levam a pessoa a não sentir onde as suas pernas se encontram em relação ao corpo.

Também existe um tipo de ataxia chamada de idiopática, que se caracteriza quando as causas não são conhecidas e, em geral, ocorre em pessoas idosas.

Da Redação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *