Nescafé incentiva formação de jovens cafeicultores pelo programa Fazedores de Café

Parceria com o Sofá Café desde 2019, projeto visa incentivar sucessão familiar e sustentabilidade no campo. Ao todo, já ofereceu curso profissionalizante a pelo menos 120 novos cafeicultores pelo Brasil

Foto: Nestlé

Entre os dias 18 e 23 de setembro, aconteceu em Linhares, no Espírito Santo, a 4ª e mais grandiosa edição do projeto Fazedores de Café, por Nescafé, para formar 45 jovens. Parceria entre a maior marca de café do mundo e a cafeteria paulistana Sofá Café, desde 2019, a iniciativa que mira fortalecer a cadeia produtiva já formou 120 jovens cafeicultores. Especialistas renomados do setor ministram aulas que vão desde conhecimentos técnicos de cultivo, com destaque para inovações sustentáveis na agricultura, até análise multissensorial e barismo, particularidades do café de alta qualidade, também conhecidos como cafés especiais.

Para bem além de uma capacitação tradicional, o Fazedores de Café, por Nescafé, é um incentivo à sucessão familiar no campo e à visibilidade sobre o impacto de iniciativas que contribuem para a preservação dos recursos naturais, ambas respostas poderosas a desafios do setor. 

“A grandiosidade do Fazedores se dá em tornar o campo um lugar mais atraente para as novas gerações e em preparar os jovens para implementar ações transformadoras em suas realidades”, conta Bárbara Velo, gerente de marketing e sustentabilidade de Cafés na Nestlé. “O projeto também é uma oportunidade valiosa de profissionalizar esses jovens na lida com o café especial e impulsionar técnicas regenerativas, que visam o beneficiamento do meio ambiente por meio da própria natureza — em sintonia com as tendências do mercado consumidor, o que impulsiona a criatividade e o empreendedorismo entre esses jovens”, completa. 

Essa será a segunda turma do ano formada pelo Fazedores de Café, por Nescafé. Em maio, o projeto viabilizou uma imersão no universo cafeeiro, com duração de cinco dias (30h), em Ibicoara, na Chapada Diamantina (BA) a 35 jovens descendentes de agricultores.

Histórico

As origens do projeto se confundem com a jornada liderada pela divisão de cafés da Nestlé rumo ao café sustentável. Em 2019, estreia do Fazedores por Nescafé, a marca quebrou paradigmas internos: após 80 anos dedicados exclusivamente ao café solúvel, ingressou na categoria especial e no segmento de café torrado e moído, para coar. 

Paralelamente, foi fortalecendo seu programa de sustentabilidade, Cultivado com Respeito, o maior do mundo na cafeicultura, fundado sete anos antes, como uma iniciativa global e que conta com 20  técnicos reponsáveis por oferecer suporte a mais de 1.300 famílias produtoras.

Daí surgiu a parceria com o barista Diego Gonzales, dono da cafeteria paulistana Sofá Café e referência na categoria especial no país. Desde 2014, ele mantém a versão original, urbana, do projeto, que visa formar gratuitamente jovens em situação de vulnerabilidade social, também refugiados e egressos do sistema prisional, a fim de se tornarem baristas qualificados.

“Há quase uma década, o Fazedores faz do café instrumento de real transformação em São Paulo. A Nestlé nos permitiu romper as barreiras da cidade e levar esse trabalho à roça, para aproximar os filhos de produtores de players respeitados do mercado de cafés especiais e dar a eles o conhecimento que muitas vezes se concentra nas grandes cidades e capitais”, diz Gonzales.

Da Redação | Fonte: Nestlé


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