Caminhada reúne mais de 350 idosos e é sucesso em Linhares

O evento que teve o objetivo de promover socialização | Fotos: Kevyn Fracalossi

Regada por muita animação e com um percurso de 2 quilômetros pelas ruas e avenidas do bairro Três Barras, a primeira caminhada da Pessoa Idosa foi um sucesso em Linhares, região norte do Espírito Santo, no último sábado (24). Ao todo, mais de 350 idosos assistidos nos sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Linhares, além de seus familiares, participaram do evento que teve o objetivo de promover socialização, fortalecer os vínculos comunitários e chamar a atenção da sociedade para o combate à violência contra a pessoa idosa.

Promovida em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no próximo dia 1º de outubro, a caminhada teve como ponto de largada e chegada o Complexo de Esporte e Lazer do Três Barras. No local, também foram ofertados diversos atendimentos em saúde por meio do ônibus do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps), além de atividades recreativas e de lazer.

Dona Maria de Lourdes Capelini, de 70 anos, que é uma das assistidas no CRAS de Bebedouro, participou da caminhada e destacou a importância da ação para os idosos no município. “Além de valorizar os idosos, a caminhada também foi uma forma de mostrar para a população que devemos ter os nossos direitos garantidos. Foi um momento de muita alegria, confraternização e diversão entre todos”, afirmou a idosa.  

“A caminhada foi uma grande oportunidade para se exercitar e reencontrar os amigos. Além disso, participei de várias atividades na praça que ajudou a cuidar da minha saúde. Fiquei bastante satisfeita com o evento e espero que tenha mais ações como essa na cidade”, disse Alaidir Loss Moreira, de 60 anos, que é uma das referenciadas na extensão do CRAS do Guaxe.

A titular da Delegacia da Pessoa Idosa de Linhares, Dra. Silvana Soeiro, participou da caminhada e reforçou que qualquer caso de violência contra a pessoa idosa deve ser denunciado pela população por meio do Disque 100. Segundo ela, anualmente cerca de 200 idosos sofrem algum tipo de violência em Linhares.

“A caminhada foi fundamental para despertar a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos idosos. Vale reforçar que qualquer violação de direitos da pessoa idosa pode ser denunciada pelo Disque 100 onde, posteriormente, a Delegacia irá apurar as denúncias e promover ações de proteção aos mesmos”, reforçou a delegada.

A caminhada foi promovida pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com o projeto Vivenciarte, e contou com o apoio do Naps, Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Delegacia da Pessoa Idosa e Faculdade Pitágoras.

“A primeira caminhada da Pessoa Idosa foi um sucesso. Muito além do que incentivar a prática de atividade física, o evento teve o intuito de mostrar que os idosos precisam receber atenção e acolhimento da sociedade também, não apenas das instituições que trabalham com a pessoa idosa. Foi muito gratificante receber o carinho de cada idoso participante”, comentou o coordenador do projeto Vivenciarte, Samuel Roni.

“Mais do que comemorar o Dia Internacional do Idoso, foi uma ação de sensibilização que buscou mostrar para a sociedade que o idoso é uma pessoa com direitos e que nossa função enquanto gestor é garantir o acesso da pessoa idosa aos serviços públicos”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim.

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *