Síndrome do intestino irritável: saiba como é feito o diagnóstico e como controlar a doença

Apesar de não haver cura, os sintomas da síndrome podem ser amenizados com uma rotina de exercícios físicos e mudanças na dieta, dando mais qualidade de vida para os pacientes.

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal caracterizado por dor abdominal crônica, diarreia e prisão de ventre. Há uma hipersensibilidade dos nervos viscerais ocasionada por distensão ou inchaço intestinal.

A gastroenterologista da Unimed Vitória, na capital do Espírito Santo, Jakeliny Vieira explica que esse distúrbio é causado por múltiplos fatores, como inflamações intestinais causadas devido ao consumo de alimentos e de água contaminados com bactérias ou vírus, alterações na flora intestinal, supercrescimento de bactérias e sensibilidade ao glúten, além dá má absorção de carboidratos.

Os sintomas incluem dor abdominal crônica frequente associada à evacuação, mudanças na frequência ou forma das fezes e hábitos intestinais alterados com variação entre diarreia e intestino preso.

No entanto, o diagnóstico depende da avaliação de um especialista. “Para os exames laboratoriais não há um teste de diagnóstico. Este deve ser feito por exclusão de outras doenças”, explica a médica.

Além disso, a síndrome do intestino irritável pode estar associada a outras doenças inflamatórias intestinais, que também devem ser investigadas. São elas: a colite microscópica, conhecida como diarreia crônica, e a doença celíaca, que é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten e que danifica o revestimento do intestino delgado, causando complicações médicas.

Recomendações e tratamento

A recomendação para melhor lidar com a síndrome é manter um programa diário de exercícios físicos, aliada a uma alimentação adequada.

“O tratamento inclui a necessidade de modificação da dieta, a exclusão de alimentos que produzem gases, como o repolho, a couve-flor, a batata doce, e o feijão, e também dos que contém lactose (leite e derivados). Além disso, deve ser evitado o glúten e aumentar a ingestão de fibras, que estão presentes em grãos, incluindo aveia, chia e algumas frutas, como abacaxi, mamão, laranja e tangerina. A terapia com medicamentos depende de cada quadro clínico”, comenta a especialista em gastroenterologia.

Não existe cura para a síndrome do intestino irritável e o tratamento tem o objetivo de conduzir, da melhor forma possível, o alívio dos sintomas. Além de fazer mudanças na alimentação e no estilo de vida, quem tem a síndrome faz uso de medicamentos, com orientação médica, em fases mais intensas que provocam muito desconforto.

O paciente pode ficar por longos períodos sem nenhuma manifestação da doença. Porém, o problema sempre pode retornar influenciado por alterações intestinais e fatores emocionais.

Alimentos e substâncias que devem ser evitadas

  • – Álcool
  • – Açúcar
  • – Cafeína
  • – Leite e derivados
  • – Alimentos picantes ou com muitos conservantes
  • – Produtos com sorbitol (como balas sem açúcar e chicletes)

Por Maíra Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *