Dia mundial do coração: especialista explica mitos e verdades sobre a saúde cardiovascular

O Dia Mundial do coração é celebrado na próxima quinta-feira (29), mas ainda existem muitas dúvidas em relação ao que realmente ajuda e prejudica a saúde vascular. Por isso, o cardiologista da Unimed Vitória José Aid Soares Sad esclarece as dúvidas. 

No Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, o cardiologista da Unimed Vitória José Aid Soares Sad, alerta que as doenças cardiovasculares continuam sendo as que mais matam em todo o mundo. Somente no Brasil, cerca de 450 mil pessoas morrem vítimas de infartos e de AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) todos os anos. 

Para garantir o bom funcionamento do órgão que tem a função de bombear o sangue, levando-o para todo o corpo, José Aid esclarece mitos e verdades sobre as doenças cardiovasculares. Veja:

É verdade que só tem doenças cardiovasculares quem está acima do peso? 

Mito. De acordo com o cardiologista, pessoas acima do peso possuem maiores riscos de desenvolver doenças cardiovasculares porque possuem tendência a desenvolver hipertensão (pressão alta), diabetes e a ter colesterol em níveis mais elevados, além disso, as chances aumentam caso sejam pessoas sedentárias, que se exercitam menos. No entanto, as origens do infarto e do AVC vão além. 

“Também existem pessoas com peso normal ou abaixo do peso que, por situações genéticas, podem ser acometidas por infarto e derrame cerebral”, explica o médico. 

Beber vinho rotineiramente faz bem ao coração?

Mito também. Segundo o médico, grandes estudos que vêm sendo realizados mostram o contrário: pessoas que têm hábito de ingerir bebida acima do que o organismo pode absorver têm mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. 

“Quem bebe mais tem mais risco de desenvolver diabetes mellitus e de aumentar pressão arterial. As pessoas que bebem vinho habitualmente, normalmente os europeus, têm hábitos culturais e familiares. Nesses países o vinho é complemento alimentar. Se o consumo for moderado, não haverá problemas. Mas estimular pessoas a beber vinho ou qualquer bebida alcoólica para melhorar a saúde cardiovascular é uma mentira”, pontua o cardiologista. 

Alimentos ricos em gordura podem acarretar problemas cardiovasculares?

Verdade. Gorduras saturadas, carnes gordas e embutidos, aumentam a taxa de colesterol. 

“Quem faz uso excessivo de gorduras saturadas pode elevar níveis de colesterol e aumentar risco de doenças cardiovasculares”. 

Açúcar tem a ver com problemas no coração?

Verdade. Isso acontece porque, além da hipertensão, o diabetes também é um fator de risco para doenças cardiovasculares. Logo, segundo o médico, consumir açúcar em excesso pode comprometer a saúde do coração, entre outras complicações. 

Estresse provoca problemas no coração?

Verdade. Segundo o cardiologista, cuidar da saúde mental é uma importante forma de prevenção de AVCs e de infartos. 

“Na sociedade em que vivemos, o estresse tem grande impacto na saúde cardiovascular”. 

Infarto e AVC podem ser prevenidos de forma eficaz?

O cardiologista explica que, quando os fatores de risco são tratados adequadamente, é possível reduzir fundamentalmente o índice de mortes por doenças cardiovasculares. Portanto, pessoas que possuem fatores de risco, como hipertensão e diabetes devem fazer o tratamento adequado com especialistas. 

Além disso, é preciso investir na prevenção. “É preciso que haja a prática regular de atividade física, de três a cinco vezes por semana, por no mínimo 30 ou 40 minutos. E também manter uma alimentação equilibrada, com ingestão de frutas, legumes, verduras, fibras e carnes mais magras”. 

Por Maíra Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *