Exposição reúne produções artísticas de crianças em prol da cultura da paz em Vitória (ES)

Exposição “Paz pela Arte” no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares | Fotos: Luis Oliveira

A exposição “Paz pela Arte”, inaugurada nesta segunda-feira (26), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares, em Vitória, capital do Espírito Santo, que fica em Jardim Camburi, reúne produções artísticas feitas pelas pequenas e talentosas mãos de 415 crianças matriculadas na unidade de ensino. O objetivo principal é incentivar a cultura paz.

Tudo começou em sala de aula com as professoras Maria Goreth, Julieta Muzzi, Cintia Pereira, Patrick Delazari e Rosane Tristão, com apoio da pedagoga Clarice Barcelos, conversando e envolvendo os pequenos no mundo da arte a partir de histórias e obras de arte de artistas capixabas, nacionais e internacionais, sempre falando sobre as formas de promover a paz por meio da arte.

Nas aulas de Arte, as crianças tiveram vivências com pintura, colagens, desenhos e impressões, usando tinta e diversas técnicas. Também foram realizadas oficinas com as famílias, em cada turma. Dessa forma, as produções artísticas foram surgindo a partir de literaturas, releituras, diálogos e muita criatividade.

Os pequenos deram show de participação e produziram belas obras, como painéis, releituras, pinturas, desenhos, colagens ou contorno de mãos, que estão espalhadas pelos corredores e paredes da unidade de ensino, e podem ser prestigiadas pelas próprias crianças e por seus familiares e/ou responsáveis, nos horários de entrada e saída.

Interação

Além disso, um grande painel interativo chama a atenção de quem passa. Foram deixados dois pincéis ao lado da peça, com a mensagem “contribua com uma palavra”, para que quem se sentir à vontade ao passar por ali, escreva mensagens de paz e positividade, resultando numa bela obra coletiva.

O pequeno Enrico Oliveira, do grupo 6, falou sobre o projeto. “Eu gostei de participar, foi um projeto muito legal, colamos várias coisas, desenhamos, pintamos, fizemos bolinhas”, disse.

Da mesma turma, Lis Távora falou sobre o sentimento de ver o trabalho que fizeram exposto na escola. “Durante o projeto o que mais gostei foi pintar. Senti muita paz também. Foi muito legal chegar aqui hoje e ver tudo o que fizemos lá na frente”, contou.

Já o pequeno Isaque, também do grupo 6, ressaltou que gostou de colocar a mão na massa e fazer muita arte. “Foi muito legal, teve tinta, muito lápis, tesoura, cola. As palavras que escolhi para colocar na exposição foram alegria e paixão”, disse.

As famílias já têm se encantado ao se deparar com a exposição. Maíra Correa, mãe do Heitor, do grupo 6, ficou surpresa com a riqueza dos trabalhos. “A escola está linda, super colorida com a exposição das obras de arte das crianças, amei também a releitura das obras fixadas nas paredes. Isso chamou muito minha atenção e também a do meu filho, ao relembrar como eram os trabalhinhos dele quando menor e a evolução para os trabalhos mais estruturados que fazem hoje, muito legal. Parabéns a toda equipe do Cmei pelo zelo”, ressaltou.

A exposição

Os trabalhos ficarão expostos até a próxima sexta-feira (30), quando serão recolhidos para serem exibidos na pracinha da bocha do bairro, em uma data a definir. O momento marcará o envolvimento do projeto com a comunidade, a partir da doação das obras feitas pelas crianças para quem desejar levar um pouco de paz em forma de arte para suas casas.

Paz pela arte

De acordo com a equipe escolar, todas as ações que fortalecem os princípios morais e a cultura da paz são fundamentais na faixa etária das crianças na Educação Infantil, pois contribuem na construção da personalidade e na formação de cidadãos.

Para a professora Maria Goreth, os pequenos gestos das crianças carregam grandes significados. “A exposição é uma oportunidade de divulgar o trabalho das crianças e levar mensagens positivas para as pessoas a partir dos desenhos das crianças. O que a criança faz pode ser simples, mas tem muita dedicação e amor”, disse.

O dinamizador de Arte Patrick Delazari falou sobre o envolvimento dos pequenos durante as atividades do projeto. “Foi muito prazeroso desenvolver esse trabalho com as crianças, além de promover o desenvolvimento com as obras e o processo de criação, foram interessantes as conversas sobre os valores que seriam colocados nas produções, de acordo com o que eles achavam que tornaria o mundo melhor”, pontuou.

Rosane Tristão também é dinamizadora de Arte e ressaltou a importância dos momentos vividos com os pequenos durante o projeto. “Esses momentos pedagógicos proporcionam um momento de transformação, de valorização dos sentimentos e de construção de conceitos que contribuem na leitura do mundo”, explicou.

A pedagoga Clarice Barcelos parabenizou a dedicação da equipe escolar no desenvolvimento das atividades e destacou os benefícios pedagógicos das ações. “A proposta de doação das próprias produções já é uma atitude louvável! A riqueza dos diferentes momentos de produções possibilitou a construção da cultura da paz que tende a ampliar nas próximas etapas do projeto. Todas as pessoas envolvidas estão de parabéns!”

Por Luis Oliveira


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *