Linhares lança projeto ‘Passarinhando nas Escolas’ que une educação ambiental e ciência cidadã

O projeto conduzido pelas secretarias de Meio Ambiente e de Educação vai ser implantado em 10 escolas, sendo 3 escolas neste ano e 07 escolas no ano que vem e terá duração de 09 meses todo projeto

Foto: Felipe Reis

“Some rolinha, Anda andorinha, Te esconde bem-te-vi, Voa bicudo, Voa sanhaço, Vai juriti, Bico calado, Muito cuidado, que o homem vem aí. O homem vem aí, O homem vem aí” . A composição “Passaredo” de Chico Buarque / Francis Hime alerta sobre esta “mania” dos homens de aprisionarem os pássaros e criar as aves em cativeiro.

E é justamente para estimular o ato contrário, o de observar os pássaros livres na natureza e estimular a biodiversidade é que o município de Linhares, região norte do Espírito Santo, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, vai lançar o projeto ‘Passarinhando nas Escolas’, em 10 unidades de ensino do Município, que são as Emefs: Orozimbo Leite (Guaxe), José Modeneze (Canivete), Manoel Martins (Pontal do Ipiranga), Adelson del Santo (Nova Esperança), Professora Efigênia Sizenando (Farias), Professora Urbana Penha Costa (Povoação), Cid Alberto dos Reis (Juparanã), Caboclo Bernardo (Planalto), Zeferino Batista Fiorot (Santa Cruz) e Prefeito Roberto Calmon (Aviso). O projeto foi lançado nessa quarta-feira, dia 5, na Emef Orozimbo Leite.

O ‘Passarinhando nas Escolas’ vai mobilizar estudantes e professores com o objetivo de fortalecer a consciência de conservação ambiental e colaborar com o monitoramento de aves da área, por meio da chamada “ciência cidadã” (ação que se reproduz em todo o mundo – quando cidadãos comuns atuam para recolher dados e contribuições à ciência). O projeto vai promover, ainda, o plantio de plantas que possam atrair mais aves no entorno das escolas que participam da iniciativa.

“Notamos que a cidade está recebendo muitas aves que estão saindo das matas e indo para o ambiente urbano. Daí a importância de alertar as pessoas para que não capturem os pássaros, não os deixem em gaiolas, pois se gostam deles nada melhor do que observar as aves soltas, procriando e livres, não em cativeiro, em uma gaiola”, alertou a secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Barbosa Rodrigues.

Mas o projeto não se resume a observar as aves. O conteúdo é replicado na sala de aula, de diferentes maneiras. Seja na construção de textos ou mesmo atividades artísticas. “Com o projeto Passarinhando nas Escolas vai trabalhar habilidades de todas as disciplinas. As crianças, além de reforçarem o compromisso da preservação ambiental e das aves, irão criar, fazer teatro, participar das aulas. É uma motivação a mais para que os estudantes aprendam de forma interativa e conectada com uma cidade mais verde, mais sustentável e mais preocupada com o meio ambiente”, afirma a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

A bióloga e coordenadora do projeto da secretaria municipal do Meio Ambiente, Aline Fernandes, disse que a proposta do Projeto Passarinhando nas Escola visa sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre a importância e a necessidade da conservação da biodiversidade que estamos inseridos e a importância das aves neste ecossistema.

“As áreas urbanas estão ganhando cada vez mais diversidade de aves, elas são muito importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, já que atuam como dispersoras de sementes, agentes polinizadores, nos proporcionam seu canto, seu colorido e todos nós podemos contribuir para isso, mas antes é preciso conhecer para dar valor e evitar a captura e cativeiro. Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, afirmou.

Passarinhando nas Escolas

O Passarinhando nas Escolas é uma extensão do projeto Vem Passarinhar Capixaba em parceria com o município de Linhares, por meio do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais.

O Vem Passarinhar Capixaba surgiu com o entusiasmo de um casal de jovens linharenses, observadores de aves, com o apoio do Instituto Marcos Daniel. O projeto faz parte de um movimento nacional, que busca aproximar as pessoas da natureza por meio da observação de espécies e que hoje conta com vários eventos espalhados pelo país.

Por Alexandre Araújo


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