Festival Gastronômico da Festa do Robalo movimenta neste final de semana a vila de Povoação 

Evento contará com concurso de pratos típicos e programação cultural de 7 a 9 de outubro  

A vila de Povoação, em Linhares, vai sediar neste final de semana, de 7 a 9 de outubro, o Festival Gastronômico da Festa do Robalo, que une a tradicional Festa do Robalo a uma extensa programação cultural com atrações regionais.  

O evento trará um concurso de pratos típicos, com quatro iguarias na disputa pela premiação de R$ 3 mil. O valor será distribuído entre os três primeiros colocados.  

Durante o festival, também haverá apresentações culturais e uma oficina mirim de gastronomia.  

Além de poder degustar o melhor da culinária de Povoação durante o concurso de pratos típicos, quem for prestigiar, também poderá se divertir ao som da boa música na vila. Várias atrações musicais se apresentarão no palco principal da área de eventos da comunidade (antigo campo de futebol) durante os três dias do festival. Destaque para shows com a Banda Casaca, Janayna Pereira, além das bandas Projeto X, Forró Playnejo, Forró Simininu, entre outros artistas.  

O Festival é organizado pela Associação de Turismo de Povoação, e conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, em parceria com a Associação de Pescadores e Assemelhados de Povoação (APAP), e tem o apoio da Fundação Renova por meio do Edital Doce.

“Para a Fundação Renova, apoiar eventos como esse, por meio do Edital Doce, é importante para fomentar as iniciativas das próprias comunidades. Além disso, contribui para consolidar a festividade no calendário municipal de eventos, aumentando o fluxo de turistas e dando maior visibilidade à gastronomia e à cultura locais”, destaca Érika Carvalho, analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova.  

Edital Doce  

A segunda edição do Edital Doce, promovido pela Fundação Renova, selecionou 61 projetos de Linhares, Colatina, Marilândia e Baixo Guandu com o objetivo de fomentar e apoiar iniciativas nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer, nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG) no Espírito Santo.  

Em seu segundo ano, o Edital Doce apresentou, além da Modalidade 1, para projetos Sociais de Turismo, Cultura e Esporte, a Modalidade 2, destinada a ações para Reparação do Lazer, e a Modalidade 3, voltada para iniciativas de Reparação das Referências Culturais.  

   

A lista dos projetos aprovados está disponível no site:  https://www.fundacaorenova.org/edital-doce-2022/. Ao todo, a 2ª Edição do Edital Doce vai destinar mais de R$ 23 milhões para 263 projetos selecionados em Minas Gerais e no Espírito Santo. 

Por Brunela Alves


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *