ES marca presença no primeiro evento nacional de educação no Metaverso

Participantes terão a oportunidade de navegar no mundo virtual e interagir com avatares durante o evento

Uma das salas virtuais criadas no Metaverso para receber o III SEPESQI | Fotos: Divulgação

“Tecnologia e Inovação: Limites e Possibilidades do Metaverso”, foi o tema escolhido pela equipe de organizadores para nortear as discussões do III SEPESQI (Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização). O evento, que acontece virtualmente nos dias 26 e 27 de outubro, chega a terceira edição com a expectativa de receber mais de 2.500 trabalhos científicos e de reunir mais de 100 mil pessoas, dentre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições.  

Com a presença de convidados nacionais e internacionais, o SEPESQI se propõe a debater a importância das TEDs (Tecnologias Digitais na Educação) no processo de aprendizagem, baseado no ensino, pesquisa e extensão através da interação que possibilita um espaço de convivência, facilitado e estimulado não mais por um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) apenas textual, mas por uma plataforma que irá proporcionar diversas possibilidades de interação.  

Segundo Thais Lacerda, coordenadora geral do SEPESQI, discutir os efeitos da aplicação da internet 4.0 no ensino superior evidência a percepção da comunidade acadêmica sobre a importância do entrelaçamento das inovações tecnológicas e de seus impactos no processo de aprendizagem. “Esse tema já ganha efervescência nos fóruns de economia, inovação e novas perspectivas no mercado de trabalho, logo, nada mais justo que trazer essa discussão para dentro do nosso Seminário”, diz Thais.   

A discussão proposta nesta edição caminha para uma análise do questionamento sobre a forma criativa e envolvente da utilização dos mundos digitais em 3D. Ao utilizarmos todo potencial do Metaverso sem o tratarmos apenas como uma novidade, mas sim como uma inovação que pode contribuir efetivamente para a mediação pedagógica no processo de aprendizado, construímos, juntos, um novo e grande fórum de discussão integrativo. 

“Neste momento desafiador, pensamos o Metaverso não apenas como uma rede de mundos virtuais, que tenta simplesmente replicar a realidade, mas como caminho alternativo para propor projetos de pesquisa, extensão e internacionalização que viabilizem, de forma integradora, conexões institucionais e educacionais para um mundo melhor”, diz Thais.    

As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis ao público pelo site https://sepesqi.com/. O Seminário conta com a parceria das instituições de ensino superior Estácio e Wyden que também realizarão ações presenciais abertas à população nos campi participantes.

Programação local

Os campi da Estácio de Vitória e Vila Velha marcam presença no encontro com diversos trabalhos produzidos por alunos e professores, incluindo a participação de docentes e discentes dos Núcleos Extensionistas que apresentarão as atividades que vêm sendo desenvolvidas ao longo do semestre a partir de intervenções sociais na comunidade.

No dia 27, a coordenadora de Pesquisa, Extensão e Internacionalização de Vitória, Sátina Pimenta, representará os docentes da região no evento comentando sobre a sua experiência em internacionalização.

Para conhecer o edital, basta acessar o seguinte link: https://forms.gle/6CeoEmvYo6iGiVoe7

Tecnologia pela educação 

O foco dos debates serão as Tecnologias Digitais na Educação, TEDs, no processo de aprendizagem, baseado no ensino, pesquisa e extensão através da interação. Estará em discussão as principais novidades da área.

A mais importante novidade do setor é a educação com suporte em Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D). Esses mundos virtuais são ambientes nos quais a realidade é recriada, mas com liberdade criativa. Alguns exemplos de MDV3D são o Minecraft, o Roblox, o Fortnite e o próprio metaverso, onde o evento acontecerá.

Por Flávio Borgneth | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *