Dia do Sapateiro: profissão se reinventa de olho em novos públicos 

Mestre sapateiro que começou com uma loja de bairro e hoje é especializado em bolsas de luxo fala da revitalização da profissão

Mestre Sapateiro Marcos Alexandre Melo dos Santos | Foto: Raquel Reis

Sapatos e bolsas fazem parte da vida, mas como a profissão de sapateiro se adequou as mudanças do tempo? Esse ofício tradicional enfrentou atualizações nos hábitos de consumo e se reinventou com crescente demanda de itens de alto padrão e customização. Neste Dia do Sapateiro (25/10), conheça um pouco da história de Marcos Alexandre Melo dos Santos, que fez seu primeiro serviço de sapataria aos sete anos e hoje é proprietário de lojas de franquia na área de ajustes e reparos em sapatos, bolsas e roupas.

Mestre Sapateiro, Marcos é a terceira geração no ofício. Desde criança acompanhou o pai na profissão e, aos 15 anos, já era responsável pela sua primeira sapataria. “É minha essência ser sapateiro. Fiz meu primeiro serviço aos sete anos, troquei um salto já que meu pai não estava na loja no momento”, lembra ele, que hoje é franqueado da Sapataria do Futuro, em São Paulo, com três lojas na região do ABC, além de ser responsável por uma Central de Serviços especializada em peças padrão AA e treinamento de novos sapateiros.

Revitalização

As sapatarias de bairro foram repaginadas e hoje marcam presença nos principais centros de consumo e shoppings do país com a inclusão de serviços e especialização de manutenção e reparo de roupas, acessórios e calçados. Nesse contexto, Marcos vê fôlego renovado na profissão e explica que o novo patamar na atividade passa pelos exigentes padrões de consumo do ajuste de peças de alto padrão.

“O ofício do sapateiro atualmente se consolida como uma atividade nobre. O perfil dos serviços mudou, incluindo consumidores da classe A e B que gostam de exclusividade e possuem peças de alto valor que precisam de mão de obra especializada”, aponta Marcos.

Para saber mais sobre o trabalho de Marcos com a manutenção e reparo de bolsas que que custam valores equivalentes a um aparamento, CLIQUE AQUI!

Por Flávio Borgneth


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *