Outubro Rosa: 5 atitudes que fazem a diferença na prevenção do câncer de mama

Alimentação saudável, exercícios físicos, consultas e exames em dia e o autoexame são destacados por especialistas como forma de prevenção em qualquer idade

Especialistas destacam como cinco cuidados com a saúde são essenciais para a prevenção | Fotos: P6 Comunicação

O câncer de mama é um dos três tipos de câncer de maior incidência no mundo, ao lado do de pulmão e do colorretal. Apesar de ser mais comum entre mulheres com mais de 50 anos, a incidência da doença em mulheres antes dos 35 anos tem estimativa de aumento de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Atualmente, a incidência está entre 4% e 5% dos casos, faixa etária em que historicamente apenas 2% dos casos eram observados. No Outubro Rosa, especialistas destacam como cinco cuidados com a saúde são essenciais para a prevenção.

Uma medida que deve ser seguida por mulheres de qualquer idade, durante todo o ano, para prevenir e evitar problemas de saúde e também o câncer de mama é a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas e a alimentação balanceada.  “Hoje, muitas mulheres não se alimentam adequadamente por diversos motivos, não fazem exercícios e podem estar mais propensas à obesidade, estão mais expostas ao estresse do dia a dia. E ainda tem o fator genético que pode influenciar. Tudo isso resulta no aumento de casos em mulheres mais jovens”, explicou a oncologista clínica da Oncoclínicas Espírito Santo, Virgínia Altoé.

Oncologista clínica da Oncoclínicas Espírito Santo, Virgínia Altoé

Outra importante forma de prevenção e cuidado é o acompanhamento médico por meio de consultas regulares, mesmo na ausência de sintomas. As consultas médicas de rotina e os exames clínicos são essenciais na rotina de saúde da mulher, podendo detectar qualquer alteração previamente.

De acordo o mastologista da Oncoclínicas Espírito Santo, Roberto Lima, os exames de imagem, como o ultrassom de mamas, para quem tem menos de 40 anos e sem histórico familiar de câncer de mama, e a mamografia, a partir dos 40 anos, assim como as consultas regulares ao médico e exames complementares de sangue são as principais ferramentas para detecção da doença no início.

Mastologista da Oncoclínicas Espírito Santo, Roberto Lima

“Quando detectamos o câncer de mama no início nós potencializamos as chances de cura, superando a marca de 95% dos casos. A mamografia é o principal exame para a prevenção da doença, pois rastreia lesões assintomáticas e impalpáveis. A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres iniciem a realização do exame a partir dos 40 anos. Vale lembrar que quando palpável, o tumor está em estágios mais avançados”, reforçou o especialista.

Autoexame

Além dos cuidados com a alimentação e a saúde, uma iniciativa importante que deve ser adotada pelas mulheres é o autoexame. A recomendação do mastologista é que o autoexame faça parte da rotina feminina, mas o acompanhamento médico é primordial.

“O autoexame é um importante meio para que a mulher possa observar seu corpo. Porém é fundamental buscar aconselhamento médico a qualquer sinal observado, independentemente da idade.”, completa o especialista.

Por Mariana Rosa | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *