Que alimentos nos fazem aprender mais?

Saiba que opções de cardápio ajudam no aprendizado dos alunos

Caroline Nunes, nutricionista e professora da disciplina de Educação Nutricional no Centro Educacional Primeiro Mundo | Foto: Divulgação

A alimentação das crianças e adolescentes costuma ser uma das principais preocupações dos responsáveis. Ainda que a saúde seja a principal questão, a comida tem grande influência também na qualidade do aprendizado dos jovens.

É por meio da comida que conseguimos a energia para executar as atividades diárias. Além disso, os alimentos ajudam a regular o cérebro e agem em áreas responsáveis pelo humor, pela capacidade de concentração e pela memória, vitais para o bom aproveitamento educacional. Por outro lado, a falta de nutrientes (subnutrição) pode causar déficit na aprendizagem.

Por isso, os jovens devem manter uma dieta bem equilibrada, como defende Caroline Nunes, nutricionista e professora da disciplina de Educação Nutricional no Centro Educacional Primeiro Mundo. “É essencial uma alimentação adequada e saudável para garantir o desenvolvimento de estímulos e interesse ao novo”, disse.

A profissional recomenda o consumo de frutas, legumes e verduras para garantir uma nutrição adequada de vitaminas e minerais necessários. “Consuma boas fontes de carboidratos, proteínas e gorduras, pois elas fornecem energia para o nosso corpo desempenhar as funções do dia a dia”, destacou.

Pensando nisso, a especialista apontou quatro alimentos para ajudar as crianças e adolescentes. Confira:

Frutas cítricas

Frutas como abacaxi, laranja e mexerica são excelentes fontes de vitamina C, que estimula a memória e o aprendizado.

Ovo

Outra recomendação de Caroline é o ovo. “É um alimento multivitamínico com destaque para a presença de colina, vitamina B12 e selênio”, reforça.

Abacate

O abacate é uma grande fonte de luteína, vitamina benéfica para as funções cerebrais.

Peixe

O alimento é uma excelente forma de ingerir o ômega 3, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e melhora as funções cerebrais, entre outros benefícios.

Por Flávio Borgneth | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *