Findes integra Fórum do Gás para garantir mais competitividade para indústrias do ES 

A consolidação de um mercado de gás natural aberto, dinâmico e competitivo é um dos assuntos defendidos pelo Fórum 

A presidente da Findes, Cris Samorini | Foto: Divulgação/Findes

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) passou a integrar o Fórum do Gás – que reúne as associações pró-desenvolvimento do mercado de gás natural e livre mercado. Com isso, a Federação ganha mais espaço para debater o tema em nível nacional e reforçar as pautas que garantam mais competitividade para as indústrias capixabas.     

Um assunto que a Findes vem defendendo para garantir que as empresas consigam reduzir os custos é a entrada de novos fornecedores de gás no mercado. Além de também considerar que o combustível seja o primeiro passo da transição energética da indústria no Estado.     

A Findes e o Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia atuam em prol do desenvolvimento do setor energético no Espírito Santo e apoiam iniciativas que contribuam para o cumprimento deste objetivo, entre elas a abertura do mercado de gás. 

Para a presidente da Findes, Cris Samorini, é importante que a Federação faça parte ativamente da discussão do gás natural. Além disso, ela reforça que a partir de uma maior concorrência no mercado, mais oportunidades serão geradas e os custos tendem a ser reduzidos para empresas e consumidores.   

“Nós defendemos que aconteçam mais investimentos voltados para a melhoria da infraestrutura do gás e que ele se torne mais barato. Dessa forma, nossas indústrias serão mais competitivas e a população como um todo será beneficiada”, destacou.  

Cenário do gás no ES   

O Espírito Santo possui reserva de gás natural de 30,7 bilhões de m³, com produção de gás onshore e offshore e capacidade de tratamento de 21,85 Mm³/dia. O Estado é cortado por 467 quilômetros de rede de gasodutos de distribuição e é o único com capacidade de oferecer de imediato estocagem de gás (no Campo de Barra do Ipiranga).   

Por Lorena Zanon 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *