Deputado alerta para casos de estupro no ES

Delegado Danilo Bahiense destacou dados que apontam ocorrência de um caso de estupro a cada cinco horas no Espírito Santo no primeiro semestre de 2022

Bahiense cobrou rigor na punição de estupradores | Foto: Ana Salles

O presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), fez um alerta na sessão desta terça (8) sobre o aumento dos registros de estupro no estado verificado nos últimos anos, atingindo as mulheres e o público infantil. 

Ao repercutir conteúdo veiculado na mídia capixaba, que tem como fonte o painel de Dados Nacionais da Segurança Pública do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Bahiense lamentou que, ao que tudo indica, o Espírito Santo fechará 2022 com mais de 1,6 mil casos envolvendo esse tipo de crime. 

Ele justificou a projeção negativa ao relatar que apenas no primeiro semestre houve o registro de 809 casos, o que significa um estupro a cada cinco horas. 

O deputado citou, ainda com base nos dados, que de 2019 a 2021 os boletins policiais envolvendo estupros só aumentaram apresentando altas respectivas de 491, 1.048 e 1.474 casos. 

Danilo destacou que os números tendem a ser maiores do que os dados oficiais, já que muitas pessoas estupradas ficam com vergonha de se expor e acabam não procurando a polícia para denunciar. 

O parlamentar cobrou punição rigorosa contra os estupradores, destacando que o artigo 213 do Código Penal prevê penas que podem chegar a 12 anos quando a vítima é vulnerável, alcançando até 30 anos de reclusão se o estupro resultar em morte. 

“Não podemos mais achar que são normais 299 partos de meninas de 10 a 14 anos, que aconteceram em 2021 no estado; isso é a cultura do estupro, precisamos descobrir por que elas estão sendo vítimas destes ataques”, advertiu. 

O deputado cobrou também que seja punido com rigor o servidor público da Serra preso no dia 1º de novembro em operação policial ao ser flagrado com conteúdo sexual de crianças guardado no celular. Além do servidor público, outro homem foi preso na mesma operação por estar portando arma ilegalmente. Os dois foram soltos após pagamento de fiança. 

Danilo concluiu dizendo que solicitou providências urgentes e enérgicas para que os casos não fiquem impunes. 

Por Wanderley Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *