Festa de Santa Barbara com pôr do sol Letra & Canção

Fotos: Divulgação

O Letra & Canção projeto criado pelo escritor e poeta José Maurício Bittencourt e pelo músico e compositor Betho Wilson se apresenta no espaço cultural Mãe Comida Afetiva no terraço do  Museu Casa do Carnaval, no pôr do sol do dia 04 de dezembro, domingo, em comemoração à tradicional festa de Santa Barbara.

Letra & Canção apresenta neste dia um repertório especial e leva ao público música e poesia. Acabando de retornar de uma temporada por festivais e feiras literárias, Letra & Canção  abre os caminhos do verão da Bahia dentro da primeira festa popular de 2022, a festa de santa Barbara. A montagem que conta com a participação especial do flautista Lucas Robatto, do baixista Alexandre Vieira além de ter José Maurício Bittencourt na percussão e Betho Wilson na voz e violão  proporciona à plateia experienciar através da poesia e da música os temas do cotidiano, a fé e a festa, a espiritualidade, o sublime, o mar, o amor e a vida plena.

No dia 04 de dezembro o centro antigo de Salvador se veste de vermelho para saldar a  Santa Barbara e Iansã, santa, orixá e energia que traz a força dos trovões, proteção do feminino sagrado e grandes realizações para seus fies, filhas e filhos.  Neste ano de 2022 a festa conta com mais um espaço aberto de cultura, música e beleza que só a Bahia. O  Mãe Comida Afetiva”, situado na  Casa do Carnaval da Bahia, no Pelourinho, abre suas portas e oferece seu tradicional caruru de Santa Barbara, em uma tarde de arte, de poesia e música com a presença do Letra & Canção, este projeto criado pelo escritor e poeta José Maurício Bittencourt e pelo Músico e compositor Betho Wilson.

Para José Maurício:

levar para a festa de Santa Barbara nossa produção de letras e músicas e envolver o público nesta atmosfera de beleza, de força e confraternização é de um significado profundo para o Letra & Canção, tudo isto dentro de um espaço de memória e cultura que é a Mãe Comida Afetiva”, situado na  Casa do Carnaval da Bahia, de frente à Ba[ia de todos os santos; é axé com certeza

Para Betho Wilson

Letra, canção, fé em santa Bárbara e em Iansã, tudo isso acontecendo em um ambiente lindo como o Mãe na Casa do Carnaval, toda essa mistura é a cara  do povo de nossa terra e o melhor que a Bahia tem para apresentar ao mundo.

O Letra & Canção

 Um escritor e um músico se encontram para compor o “Letra & Canção”, inspirados na conjunção de pares de dois elementos: poemas e música; voz e violão; alma e corpo; coração e cabeça. O sociólogo, poeta e escritor José Maurício Bittencourt e o músico e compositor Betho Wilson, tecem uma relação unida pela palavra e pela música.

A dupla está em pleno processo de produção desde 2017, com um repertório de mais de 70 composições, trilhas para TV e criações que já foram elogiadas por grandes nomes do universo musical e intelectual baiano.

Suas produções trazem um tom poético e artístico engajado com a visão espiritual e do cotidiano da vida criando cenários que remetem a Bahia, ao candomblé, ao amor, medo, festa e fé. A dupla além de ter um repertório amplo também compôs jingles e trilhas com destaque para a Campanha das Festas Populares do verão de 2018/2019 da Rede Bahia de Televisão com produção de 5 jingles (Santa Bárbara; N.S. Conceição da Praia; Bom Jesus dos Navegantes; Senhor do Bonfim; Iemanjá), além do tema que compôs o prêmio Top Premium Rede Bahia 2019; – Jingle de inauguração do novo aeroporto de Salvadora/Ba (Salvador Bahia Aeroporto/ VINCI Airport) 2019; – Texto (produção, edição e locução), trilha e animação que compôs a campanha de fim de ano da FEB Tv (TV digital da Federação Espírita do Brasil) 2019/2020; – Jingle da Unifacs (Universidade Salvador/ Filiada Laureate Internacional Universities).

 No ano de 2022 o Letra & canção se apresentou em palcos como no palco principal do Festival Cachoeira Literária  (Flica) e do Festival Itaparica Literária podendo ali apresentar a força das suas letras e canções.

Músicos, produtores e artistas já compuseram como convidados momento de produção com o Letra e canção como o produtor Alexandre Lins, o flautista Lucas Robatto e o artista plástico Elano Passos.

O horizonte que se mostra à frente da dupla é de caminhos que levam para o público o que a literatura, letra, poesia e música da Bahia têm de melhor: conteúdos profundos e matrizes enraizadas na história.

José Maurício Bittencourt

Sociólogo, produtor, escritor e poeta têm obras publicadas por selos como Natura Musical e Edufba. Assina a produção do disco Obatalá, com participação de grandes nomes da MPB e uma bibliografia vasta sob os mais variados temas no campo acadêmico, institucional e artístico

Betho Wilson

Cantor e compositor . Gravou e dividiu palco com artistas como Araketu, Lenine e Margareth Menezes. Suas canções compõem trilhas de filmes e peças teatrais sendo reconhecido pela Revista Rolling Stones em matéria exclusiva sobre seu single “Diacho de Sentimento

O Mãe

O Mãe, com unidades na Casa do Carnaval da Bahia e Cidade da Música (Comércio), restaurante reconhecido por trazer no cardápio receitas afetivas e ancestrais, o menu é inspirado nas receitas familiares das irmãs e sócias Elaine Hazin e Paula Hazin, que bebem na fonte da riqueza gastronômica e cultural das regiões da Bahia, a exemplo do Recôncavo baiano. O ponto alto do cardápio é o bobó de camarão e o doce de ambrosia, receitas de Josete, mãe das sócias

A criação do projeto traz em si uma história de transformação da perda em homenagem e afeto. O espaço é dedicado à mãe de Elaine e Paula Hazin, Josete, que iria cuidar do café, mas faleceu de Covid-19 em 2021.

Por Mateus Ribeiro | Viapress


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *