Linhares decreta situação de emergência devido as chuvas

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, em reunião com o comité de ações chuvas | Foto: Felipe Reis

O município de Linhares, região norte do Espírito Santo, declarou situação de emergência em função das fortes chuvas e das áreas afetadas em todo o Município. A medida tem como base a Classificação e Codificação Brasileira de Desastre e Risco e leva em consideração o volume de mais de 500 milímetros na cidade nos últimos dias. O decreto 1606/2022 será publicado nesta sexta-feira (2) no Diário Oficial do Espírito Santo.

O volume registrado é mais do que 40% do que estava previsto para o todo o ano de 2022. Com isso, bairros e distritos atingidos necessitam de serviços urgentes emergenciais para cessação de danos, tendo em vista a manutenção e o aumento do risco para os moradores. Ao todo, até o momento, 133 pessoas estão sendo acolhidas em abrigos provisórios da Prefeitura de Linhares.

” Essa é uma medida extrema, mas que é necessária neste momento para preservar a vida dos linharenses que moram nas regiões mais impactadas. Servidores da Prefeitura estão mobilizados para dar todo o suporte necessário O decreto de emergência nos dá agilidade administrativa de fazer os serviços mais urgentes e necessários na cidade o mais rápido possível. Por isso tomamos essa decisão”, disse o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

Com a declaração da situação de emergência, ficam autorizadas a mobilização de todos os órgãos municipais para ajudar a Defesa Civil de Linhares e a convocação de voluntários nas ações reparadoras. Também ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta aos danos provocados pelas chuvas.

A cidade continua com alerta para mais chuvas volumosas nas próximas horas e a previsão é que elas continuem até a próxima terça-feira, dia 6 de dezembro. Por isso, o monitoramento é constante. 

Em caso de ocorrências, os moradores podem acionar o órgão 24 horas pelo telefone 27 98115 0511, 153 da Guarda Civil Municipal e o 193, do Corpo de Bombeiros.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *