CNA debate representatividade da cachaça no mercado internacional

Entidade participou da reunião da Câmara Setorial, na quinta (8) | Foto: flickr.com/photos/canaldoprodutor

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da reunião da Câmara Setorial da Cachaça do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na quinta (8), para debater a representatividade da bebida “genuinamente brasileira” no mercado nacional e internacional.

De acordo com a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, foram apresentadas diversas ações de promoção da cachaça no comércio exterior, como rodadas de negócios, e o Estudo de Acesso a Mercado: Cachaça, pela Apex-Brasil e o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).

Na reunião também foram citados o atual cenário de exportação da bebida. De janeiro a novembro deste ano, os embarques cresceram 55% em receita (US$ 18,47 milhões) e 30% em volume (8,6 milhões de litros), em relação ao mesmo período de 2021. Os principais destinos são Alemanha, Paraguai, Estados Unidos, Portugal e França.

Lee informou que no encontro foram discutidas questões legislativas, tributárias, embalagem, de rotulagem, informalidade, clandestinidade e atualização das ações dos Grupos Temáticos da Câmara. O projeto “Loja de Bebidas de Pernambuco”, apoiado pelo governo do estado também esteve na pauta.

No mesmo dia, as assessoras técnicas Eduarda Lee e Fernanda Silva e o representante da CNA na Câmara Setorial da Cachaça, Roger Sejas, participaram do lançamento do livro 200 anos_200 cachaças, idealizado pelo Ministério da Agricultura, em comemoração ao Bicentenário da Independência.

Da Redação | Com informações da Assessoria de Comunicação CNA


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