Sessão Especial na ALBA marca os 50 anos da CBPM

Evento em homenagem ao cinquentenário da empresa contou também com a entrega do Prêmio CBPM de Mineração 2022

Presidentes da Largo, Paulo Misk, do IBRAM, Raul Jungmann  e da CBPM, Antonio Carlos Tramm | Foto: Matheus Pereira

50 anos de histórias e de legado para a mineração da Bahia. A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) está completando 50 anos da sua fundação e em homenagem ao cinquentenário da empresa, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou na última segunda-feira (12), uma sessão especial para comemorar a data. O evento contou com diversas autoridades, dirigentes de empresas de mineração e também de funcionários da empresa.

A sessão foi presidida pelo deputado Adolfo Menezes, presidente da ALBA, e contou também, dentre outros nomes, com a presença do deputado que propôs a sessão, Angelo Almeida, o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, a gerente da regional Bahia da Agência Nacional de Mineração (ANM), Carla Ferreira, o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, e o presidente da Largo e do Sindimiba (Sindicato das Indústrias Extrativas de Metais, Metais Preciosos e Nobres, Pedras Preciosas e Semipreciosas e Magnesita do Estado da Bahia) Paulo Misk, ganhador do Prêmio CBPM de Mineração 2022.

O presidente da CBPM, ressaltou a importância desta homenagem para a empresa, pela sua história e por tudo que a empresa vem realizando nos últimos anos que contribuiu para o desenvolvimento socioeconômico do estado e também para o conhecimento das suas riquezas minerais. “Ficamos muito felizes com essa homenagem, realizada pela ALBA, a CBPM e também com todos que vieram prestigiar esse momento tão especial para toda a empresa. Nestes 50 anos, a CBPM vem contribuindo de forma efetiva para o conhecimento geológico do estado, o que sem dúvida foi essencial para que a Bahia hoje seja o terceiro maior produtor de minérios do Brasil”, destacou Tramm.

Para o deputado Angelo Almeida a homenagem é um reconhecimento do trabalho de excelência que vem sendo feito pela companhia. “Atualmente, a Bahia é o terceiro maior produtor nacional e o primeiro do Nordeste. É o maior produtor de talco, o segundo maior produtor de quartzo, esmeralda, grafita e cromo e o terceiro maior produtor nacional de cobre, pegmatito, calcário industrial e argila vermelha. É também o único produtor no Brasil de vanádio e urânio”, disse.

A importância da CBPM para a mineração da Bahia e do Brasil também foi enfatizada pelo presidente do IBRAM, Raul Jungmann, de acordo com ele, a Bahia vem se afirmando como o terceiro grande polo produtor mineral no Brasil. E, não é por acaso que hoje a Bahia detém o maior investimento na área mineral do país, com investimentos de aproximadamente R$ 20 bilhões de reais no estado. “Com 400 empresas na área, 183 dos seus municípios ligados à mineração e 40 substâncias minerais passíveis de exploração a bahia é um exemplo da diversidade mineral no Brasil e isso não seria possível se não tivéssemos os 50 anos da CBPM, que é sem sombra de dúvidas uma jóia, um ativo que tem a Bahia e não apenas o setor de mineração, afirmou Jungmann.

Da Redação | Com informaçãoes da Ascom/CBPM


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *