Corais fazem abertura do Natal Legislativo no Espírito Santo

Cinco atrações compostas por crianças e adolescentes de escolas e corais de municípios da Grande Vitória abrilhantaram a 17ª Cantata da Assembleia Legislativa

Plenário da Assembleia Legislativa ficou lotado durante a 17ª Cantata Natalina | Fotos: Ana Salles

Cinco corais de várias localidades do estado, formados, em sua maioria, por alunos das redes municipais e estadual do ensino público participaram da sessão solene de abertura oficial do Natal Legislativo Capixaba. A sessão solene que marcou a 17ª Cantata de Natal da Assembleia Legislativa (Ales) foi realizada nesta quinta-feira (15), no Plenário Dirceu Cardoso. 

As crianças e adolescentes entoaram, com vozes e instrumentos musicais, vários sucessos da época festiva como Jingle Bells (James Lord Pierpont), Hallelujah e Bate o Sino. Durante a solenidade, a deputada Janete de Sá (PSB), proponente do evento, entregou certificados para seis homenageados – duas professoras e quatro corais – em reconhecimento ao trabalho de educação musical.

Participaram da Cantata os corais da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zumbi dos Palmares, da Serra; Escola Municipal de Ensino Fundamental Oliveira Castro, de Cariacica, com 60 componentes; Coral Gosh, da  EEEFM Godofredo Schneider, de Vila Velha; Coral Renov’art, formado por 15 alunos de vários municípios; e Coral Serenata D’Favela, de Vitória, com 50 componentes.

Janete de Sá destacou a importância da solenidade de Natal, que chega à 17ª edição. “Evento grandioso com a participação de nossos jovens, crianças e adolescentes das redes públicas municipais e estadual do Espírito Santo”.

A parlamentar deu boas-vindas aos presentes e relatou os eventos difíceis deste ano, como a pandemia, os estragos das chuvas no estado e a eliminação, ainda nas quartas de final, da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar.

Apesar de considerar os momentos difíceis enfrentados, Janete de Sá conclamou todos a celebrar um Natal com esperança, solidariedade e sem ressentimentos. “Que a gente faça um Natal harmonioso, em família, próspero, onde a gente respeite o próximo, que a gente pratique a bondade, a bondade tão distante de nossos dias, que a gente respeite as diferenças, possa doar um pouco de nós para equilibrar essa sociedade de tantas injustiças e de tantas desigualdades”, refletiu.

Solidariedade

A deputada também falou do processo eleitoral e as consequências que chegam até hoje, com protestos e manifestação daqueles que discordam do resultado das urnas. “Tivemos que vivenciar um processo eleitoral difícil, conturbado. Até hoje tem resquícios desse processo eleitoral”.

Janete de Sá comentou a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira em dois gabinetes parlamentares no prédio do Legislativo. “Tivemos um ato de violação terrível hoje nesta Casa. Tenho aqui que fazer o meu protesto. Dois parlamentares tiveram seus gabinetes – gabinetes concedidos a eles por conta do voto popular – violados pela Polícia Federal por conta das manifestações que estão ocorrendo, por não se aceitar os resultados das eleições”.

A parlamentar disse defender o direito à manifestação. “O direito de protestar, de se manifestar é constitucional (…). Sou uma sindicalista e usei muito desse direito e não posso permitir uma arbitrariedade de um Poder querer interferir no outro. Invadir uma Casa Legislativa só atenta contra a democracia jovem brasileira, que não pode ser aviltada com atos dessa natureza”, salientou.

Janete ainda prestou solidariedade aos colegas deputados. “Fica aqui registrado o meu protesto ao ato de violação a essa Casa Legislativa do Estado do Espírito Santo e a minha solidariedade aos meus colegas deputados que, como eu, foram eleitos pelo voto popular, e que aqui representam o pensamento de segmentos da sociedade, e que fazem isso com maestria, de acordo com suas visões, com seus pensamentos, que são diferentes do meu, mas que precisam ser respeitados por todos nós. Fica aqui o meu repúdio e minha solidariedade aos deputados Capitão Assumção (DC) e Carlos Von (PL) pela arbitrariedade que foi cometida contra o mandato deles”, registrou.

Composição da mesa

Acompanharam a deputada Janete de Sá nos trabalhos da mesa a secretária Estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo; coordenadora do Coral Oliveira Castro, Renata Helena Chamarelli; diretora do Coral Vozes dos Palmares, Valdirene Shirley de Barros; a conselheira Municipal dos Direitos da Mulher de Vila Velha, Vera Lúcia de Matos; e as regentes dos corais Vozes dos Palmares e Gosh, Adriana Dutra e Michele Sales, respectivamente.

Por Aldo Aldesco


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *