Iluminação natalina e roteiros culturais são atrativos do Natal da Mineiridade em Guaxupé

Totens de microrregiões foram distribuídos para detalhamento da rota histórica do município

Guaxupé é uma das cerca de 200 cidades mineiras que integram o Natal da Mineiridade, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais para integrar e promover os destinos do estado com programação natalina.

Foto: Léo Bicalho / Secult

O projeto informativo que apresenta rota cultural na cidade está disponível desde sábado (10/12), após apresentação da iniciativa ao público de forma oficial. 

Pela cidade, foram instalados cinco totens de microrregiões, com histórico dos bens culturais dispostos no local, além de dois que detalham a rota cultural e contextualizam informações históricas e socioeconômicas de Guaxupé. Os dados podem ser lidos pelo celular, por meio de QR Codes presentes em cada totem.

Outro trabalho comemorado foi a instalação, em 17 prédios tombados, de placas de identificação, para ajudar o visitante a conhecer melhor os patrimônios da cidade.

“Emoção retornar depois de termos passado por uma pandemia, porque celebrar o Natal é celebrar a vida”, reforçou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, no encontro de abertura da programação no Teatro Municipal da cidade. Leônidas havia estado no município pela última vez em 2021. 

Foto: Léo Bicalho / Secult

 Música tradicional

A Companhia de Reis se apresentou ao público local, na cerimônia de inauguração do roteiro, em uma procissão vibrante, entoando vários cânticos tradicionais. Outro destaque foi a famosa Cantata de Natal do coral, com músicas clássicas no repertório.

A comitiva do Governo de Minas, acompanhada do secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé, Marcos Alexandre Costa Buled, ao lado de representantes da prefeitura, também visitou o centro Estação Cultural. O espaço atualmente abriga, entre outras obras, a segunda exposição de presépios, realizada em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), que também colabora com o Concurso Regional de Presépios de Guaxupé.

Por Agência Minas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *