Projeto Doce Vivo completa três anos e contribui para os cuidados com a água do Rio Doce

Por meio de atividades de conscientização, a iniciativa mobilizou mais de 5 mil pessoas em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo  

O projeto Doce Vivo, que busca orientar as comunidades da bacia do rio Doce sobre os cuidados com a água do rio, está completando três  anos. Desenvolvida pela Fundação Renova, a iniciativa atendeu a 46 localidades dentro dos 39 municípios que o Projeto engloba  de Minas Gerais e do Espírito Santo. Em cem encontros, realizados entre 2019 e junho de 2022, mais de 5 mil pessoas entre escolas, associações, produtores rurais e comunidade em geral.

As atividades envolvem palestras, visitas técnicas, oficinas, capacitações, treinamentos e intervenções teatrais. Os encontros visam aumentar a confiança da comunidade por meio de informações sobre a qualidade da água do rio Doce bem como orientar sobre os cuidados com a água, além da conscientização de uso sem desperdício. Os participantes conhecem os equipamentos utilizados para coleta, vestem Equipamentos de Proteção Individual, recebem cartilhas e manuseiam amostras de seres bioindicadores  que vivem no rio.

A analista de Monitoramento Hídrico, Laysa Costa, conta que o projeto fortalece as relações entre a Fundação Renova e as comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). “As atividades proporcionam condições para que os participantes possam compreender os temas tratados e conhecer as ações desempenhadas pela Fundação Renova, contribuindo para uma concepção integrada da temática água”, explica.

Foto: Divulgação/Fundação Renova

Públicos

As ações do Doce Vivo são voltadas para escolas, professores, associações de moradores, pescadores, comissões de atingidos, ribeirinhos, proprietários rurais, dentre outros públicos. 

Durante a pandemia da Covid-19, as atividades ganharam novo formato e, atualmente, seguem de forma híbrida, ampliando ainda mais o alcance do público envolvido. No primeiro semestre deste ano, foram realizados 26 encontros para escolas, público infantil e jovem, proprietários rurais e comissões de atingidos. Em alguns encontros, também foi possível acompanhar as coletas das amostras de água do PMQQS, realizada pelas equipes da Fundação Renova e laboratórios parceiros, cujos resultados podem ser visualizados por meio do Portal de Monitoramento Rio Doce.

No caso das escolas, são oferecidos treinamentos de webinar para os professores, que repassam o conhecimento como tema extracurricular para os alunos. Produtores rurais que têm propriedades onde os pontos de coleta do monitoramento estão alocados também integram as ações. “A proposta de tê-los como público-alvo é levar a informação do que está sendo feito pelo nosso programa e pela Renova dentro da propriedade, com o objetivo de conscientizá-los para que eles possam entender sua importância dentro do processo de reparação”, comenta Laysa.

Monitoramento Hídrico

O Projeto Doce Vivo é um trabalho voltado para fornecer também informações sobre o Programa de Monitoramento da Bacia do Rio Doce. Criado em 2019, a iniciativa nasceu quando o Programa promoveu atividades de sensibilização ambiental desenvolvidas em escolas para a Semana do Meio Ambiente. Após as primeiras apresentações, surgiram novos convites para trabalhar o tema e divulgar os resultados de qualidade da água para as comunidades. 

Histórico

A primeira edição do Doce Vivo ocorreu no município de Santana do Paraíso no dia 05 de junho de 2019. O encontro foi na Escola Maria Ivone Damasceno (municipal) e  na Escola José Rosa Damasceno (estadual) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e contou com a participação de 240 crianças e adolescentes. 

Da Redação | Com informações da Fundação Renova


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *