Apenas 15% de vagas de estágio são preenchidas 

Exigência das empresas por candidatos que possuam conhecimentos ou cursos específicos é o principal motivo do não preenchimento de vagas 

Estudante | Foto: Freepik

No ano de 2022, a Fundatec Estágios abriu em torno de 90 vagas de estágio mensais para níveis Superior, Técnico e Médio. Destas, em média foram preenchidas apenas 16. A Supervisora de Estágios da Fundatec, Daianne da Costa Brando, afirma que o que leva ao não preenchimento de grande parte das vagas é a falta de capacitação dos candidatos. “A exigência das empresas por candidatos que possuam cursos ou conhecimentos específicos, é o principal motivo”, comenta. 

Frente a este cenário, torna-se essencial que os estudantes busquem complementar seus currículos e conhecimentos, além de sua formação tradicional. Em caso de candidatos de nível Superior ou Técnico, é indicado cursos livres complementares à área de estudo. Já os estudantes do nível Médio, devem investir em cursos básicos e necessários, como Pacote Office e Informática, por exemplo. 

E mesmo para quem já está inserido no mercado, é muito importante investir na capacitação constante, como alerta Daianne: “Para atingir sucesso na carreira, a base é muito estudo e conhecimento”.  

Oportunidades: Conheça as profissões que estarão em alta em 2023 

De acordo com a Supervisora de Estágios da Fundatec, Daianne Brando, as áreas que mais abriram vagas de estágio em 2022 foram: Técnico em Administração, Contabilidade e Finanças, Direito, Pedagogia, Comunicação, Engenharia, Veterinária, Educação Física e Ensino Médio. Já as áreas que mais receberam inscrição de candidatos foram Técnico em Administração e Ensino Médio. A expectativa é que estas mesmas áreas ainda estejam aquecidas em 2023.  

Já conforme a pesquisa Guia Salarial 2023, realizada pela consultoria Robert Half, as principais profissões que estarão em alta em 2023 são: Engenharia, Finanças e Contabilidade, Jurídico, Mercado Financeiro, Recursos Humanos, Seguros, Tecnologia, Vendas e Marketing. O Guia traz, ainda, que 2023 deve apresentar quedas nas taxas de desemprego, além de um aumento na abertura de vagas, já que cerca de 47% das empresas têm intenções de abrir novas posições.  

Estes indicativos são importantes para quem deseja investir em uma nova carreira ou está iniciando no mercado de trabalho. “Quem está decidindo qual área seguir, é importante estar atento. Existem áreas com mais carência de profissionais e com mais oportunidades a quem está disposto a se capacitar”, comenta Daianne.  

Inscreva-se em https://www2.fundatec.org.br/estagios/ e acompanhe as nossas vagas de Estágio.  

Por Niágara Braga


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *