A Arte é Nossa: Intervenção artística urbana muda paisagem em Jesus de Nazareth

Fotos: Carlos Antolini

Quem navega pela baía de Vitória ou visita o bairro de Jesus de Nazareth, na capital do Espírito Santo, se depara um novo cenário urbano. É que o município de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), entregou, na manhã desta sexta-feira (13), um painel artístico de 500 m², desenvolvido no local por meio do projeto “A Arte é Nossa”, que retrata o ecossistema marinho.

A intervenção, assinada por Nicholas Marcos Duarte do Nascimento, conhecido como “Nico GDT”, assim como o projeto, tem por objetivo contrapor a frieza, muitas vezes causada pela forma de urbanização e ocupação da cidade.

A obra, que teve início no último mês de novembro, foi realizada na fachada do tradicional Bar e Restaurante do Bigode, localizado à Rua Helena Müller, 30, que dá vista para a baía de Vitória.

Quem realizou a entrega foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado do secretário municipal da Cultura em exercício, Tiago Benezoli, além de diversas autoridades e lideranças comunitárias.

“É muito bom poder voltar a Jesus de Nazareth em um momento tão especial. Nico é um artista da casa, filho da comunidade. Nosso trabalho é valorizar e achar esses talentos da cidade de Vitória. Com Cultura e Educação construímos uma cidade mais igual, melhor e principalmente uma cidade que respeite as características de cada região”, declarou o prefeito.

“Além de representar a história de um povo guerreiro, o respeito ao meio ambiente e a biodiversidade, é bom ver o povo de Jesus de Nazareth tendo a oportunidade de trabalho dentro de casa. É bom ver as famílias tendo os filhos empregados e trabalhando em Jesus de Nazareth e também o quanto essa obra impacta positivamente o comércio e o turismo no bairro”, completou Pazolini.

“Todas essas intervenções artísticas urbanas se apresentam como possibilidade de potencializar o processo criativo, inerente ao sensível, ao humano. Se utilizando dessa expressão o projeto “A Arte é Nossa” tem modificado a paisagem em diferentes regiões da nossa capital”, afirmou o secretário em exercício, Tiago.

“Essa intervenção valoriza a comunidade e destaca a região enquanto um potente polo de turismo e gastronomia”, concordou Tiago com o prefeito.

O objetivo da Semc é realizar intervenção urbana com graffiti em pontos estratégicos da orla de Vitória, valorizando as comunidades pesqueiras com temas que despertem a conscientização e preservação do meio ambiente.

Alegria e esperança

Anfitrião da comunidade e proprietário do Bar do Bigode, o comerciante Clemar Viegas da Costa, “Bigode”, de 71 anos, era só alegria e esperança.

“Tem 32 anos que estou estabelecido no local e nunca vi algo assim. O movimento ultimamente não estava bom, a frequência andava baixa, mas agora, não só o meu restaurante como todo o entorno vai poder ganhar um dinheirinho a mais. Que venham os dólares!”, brincou o simpático comerciante.

Para o artista e morador da comunidade, Nico GDT, a pintura contribui para o orgulho de pertencimento das pessoas que ali residem e atrairá ainda mais turistas para a região.

“Foram dias desafiadores porque pegamos muita chuva nesse período, então tivemos que correr para entregar, mas o sentimento é de muita alegria. Eu ainda não havia pintado nada nessas dimensões. Dá orgulho de ver! Além de toda a causa ambiental, a comunidade está representada”, afirmou Nico que contou com o auxílio de cinco ajudantes durante o processo de confecção do painel.

O Projeto

O “A Arte é Nossa” é um projeto que prevê a execução de intervenções artístico-urbanas em diferentes pontos da capital. Para execução do mesmo são convidados artistas urbanos contemporâneos que tenham em seu saber e em seu fazer relação com as diferentes linguagens artísticas, como Arte Mural, Arte Relevo, Gravura, Grafite, dentre outros.

Por Pedro Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *