Guia de boas práticas no uso de malas de viagem

Confira dicas de uso e conheça as manutenções que evitam imprevistos durante as viagens de verão

Foto: Divulgação

As férias de verão chegaram! Para que a sua programação de viagem não tenha imprevistos, um dos itens essenciais antes de pegar a estrada ou entrar no avião é manter em dia o cuidado com as malas.

O especialista em reforma de bolsas e malas da Sapataria do Futuro, Marcos Alexandre, confirma que a maioria dos reparos desses itens são ocasionados pelo manuseio e condições de armazenagem a que são expostos.

“Se a mala for de qualidade, a grande maioria dos defeitos possíveis a acontecer com ela são ocasionados por problemas de uso. O zíper, por exemplo, pode ter durabilidade reduzida pelo manuseio, itens rígidos podem estragar e até rasgar o tecido e cobertura. Além disso, é importante lembrar que peças em couro precisam de manutenção para não ressecarem”, destaca.

Confira abaixo dicas que evitam imprevistos com as malas durante as viagens e ainda aumentam sua durabilidade:

Mantenha o zíper em dia

Verifique o estado geral da sua bagagem antes de viajar. Não se esqueça de olhar se o zíper está gasto. Caso esteja, troque! A manutenção preventiva é ainda mais importante tendo em vista que muitos pontos turísticos tem restrição de locais que consertam ou vendem esse tipo de item.

Limpeza faz a diferença

Limpe a mala sempre após viajar seguindo as especificações do fabricante. Malas de luxo também podem ter manutenções especificas. Vale proteger bagagens de grande valor com o envelopamento disponível nos aeroportos.

Garanta a resistência e durabilidade 

Se a bagagem for de couro, não se esqueça de fazer a hidratação com os produtos indicados nas lojas especializadas. 

Não se esqueça da identificação

Mantenha sua bagagem identificada. Para evitar a retirada ou perda de linguetas de identificação, uma opção é bordar seus dados básicos na bagagem.

Cuidados ao armazenar

O transporte de objetos pontiagudos ou pesados pode danificar o interior das malas. Organize os itens para evitar esses desgastes. Antes de viajar, também verifique qualquer fragilidade interna e faça o reparo para evitar rompimentos durante os trajetos das férias. 

Itens de alto valor

Evite despachar itens de valor e mantenha trancas de segurança nas bagagens. Fotografe o conteúdo da sua mala, principalmente antes de viajar para o exterior. Outra boa prática é sempre levar uma muda de roupa reserva na mala de mão.

Tamanho e peso das malas

De acordo com as regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) cada passageiro pode embarcar com apenas uma única mala, bolsa ou mochila de até 10 kg. Já para as bagagens despachadas, o peso limite é de 23 kg. Caso sua mala exceda isso, será necessário arcar com os custos do excesso de bagagem. Sobre o tamanho, as malas carregadas a bordo junto dos passageiros não podem ultrapassar as seguintes dimensões: 35 × 25 × 55 cm (comprimento x largura x altura). Destacamos que algumas dessas medidas podem variar dependendo da companhia.

Bom uso

O bom uso evita a maioria dos imprevistos com as malas. Mantena o manuseio correto e evite acumular peso para ter sua mala conservada por muitas viagens.

Por Flávio Borgneth


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *