Uvas do polo Alto São Rafael são transformadas em suco e vinho em Linhares

Suco de uva parreirais Giovani Rigoni | Foto: Felipe Reis

Além de comercializadas in natura, as uvas cultivadas no Polo Alto São Rafael, do Programa Municipal de Fruticultura, do município de Linhares, região norte do Espírito Santo, agora também podem ser degustadas em forma de suco. Na terceira colheita, em dezembro de 2022, a família dos irmãos Giovani e Aloir Rigoni decidiu inovar para aproveitar 100% da produção e tiveram a ideia de produzir o suco. Já o produtor Pedro Lucas Venturin entrou recentemente no programa para cultivar a uva para produzir o seu próprio vinho. O polo de uva está localizado na comunidade São Judas, no distrito de São Rafael.

Giovani explicou que os turistas que visitam os parreirais querem levar para casa cachos maiores e sem defeitos, e os cachos que não eram comercializados precisavam de um destino, daí surgiu a ideia de fazer o suco natural.

“Na primeira remessa vendemos 60 litros durante o período da colheita e de outros 80 litros que produzimos, ainda temos algumas unidades. Produzimos o suco de forma natural e temos vendido nos frascos de 500 ml e de 1,5 litro. Agora, estamos em fase de teste a produção de vinho, que temos a intenção de comercializar mais pra frente”, disse o produtor, informando que o suco pode ser adquirido pelo WhatsApp (27) 99839-3964.

Durante as três colheitas, Giovani produziu em média 8 toneladas da fruta nas 400 plantas cultivadas, mas aumentou sua área produtiva, que hoje é formada por mil plantas. “Por meio do Programa de Fruticultura vimos uma possibilidade de diversificar nossa produção. A uva se tornou uma fonte de renda alternativa, além de uma nova experiência para nossa família. O cultivo tem valido a pena. Conseguimos, desde a primeira colheita, retirar toda a despesa que tivemos no primeiro parreiral, o que eu imaginava acontecer só na terceira colheita”, comentou Giovani.

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, informou que o Polo Alto São Rafael, um dos cinco instituídos pelo programa, conta com a participação de quatro produtores que, juntos, cultivam em média 3,5 mil plantas. “O polo de uva já se tornou um atrativo turístico para as pessoas conhecerem os parreirais e comprarem a fruta, mas, também tem despertado sobre novas possibilidades de verticalização da produção, a exemplo do suco e do vinho”, comentou o secretário.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, ressaltou sobre o orgulho de presenciar a dedicação dos produtores que têm apostado na diversificação do agro para gerar novas fontes de renda às propriedades familiares, e por abraçarem os programas da Secretaria Municipal de Agricultura. “A colheita da uva já se consolidou como atração turística em São Rafael, e é uma região que tem um grande potencial para novos projetos voltados ao agroturismo, tanto pelas suas belezas naturais, quanto pela força do agro”, disse o prefeito.

Produção de vinho

Produtor Pedro Venturin, vinho | Foto: Felipe Reis

Já o Pedro Lucas Venturin ingressou recentemente no Programa Municipal de Fruticultura de Linhares e recebeu 130 mudas de uva da variedade “Izabel Precoce”, com a intenção de se dedicar, junto à família, à produção de vinho, e iniciar a venda em dezembro deste ano. Eles já pesquisam sobre envase do vinho e rótulo.

“No ano passado comprei a uva do Osvaldino (produtor integrante do programa) e de forma artesanal iniciamos a produção de vinho para teste e fomos vendo que dava certo. Minha intenção é, mais para frente, montar um local aqui na propriedade para vender vinho. Tudo começou após o programa de fruticultura trazer a uva para nossa região. Agora faço parte do programa para cultivar a uva e usar na produção do meu vinho”, falou Pedro.

Cinco polos de frutas

Além da uva, que também conta com o cultivo da tangerina ponkan, os outros polos instituídos são: Polo BR 101, com o cultivo do limão tahiti e, recentemente, a introdução da laranja da variedade pêra IAC; Polo Distrito Farias, com o cajá manga anão; Polo Baixo São Rafael, com a goiaba; e o Polo Litoral, com o açaí.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *